O que fazer com o rolo depois de pintar?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Confira as dicas a seguir!

  1. Esfregue o excesso de tinta em jornal ou papelão. ...
  2. Molhe ou adicione produtos no rolo. ...
  3. Se for reutilizar no dia seguinte, pode deixar de molho. ...
  4. Deixe escorrer o líquido e seque o rolo.

É isso mesmo que você leu, o queridinho para limpeza também é muito eficaz para retirar as tintas das cerdas. Coloque um pouco de vinagre branco quente em um copo. Coloque os pincéis no vinagre aquecido por alguns minutos. Pronto, tirar o excesso do pincel com um papel, e lavar com água e detergente neutro.

Algumas vezes, por não estar uniformemente embebido na tinta, o rolo deixará falhas e marcas. É preciso “rolar o rolo”, em movimentos para trás e para frente, para evitar o excesso de tinta; Pinte cinco centímetros ao redor da borda da parede, utilizando um pincel antes de usar o rolo.

Rolo de lã natural
É um rolo produzido com lã de carneiro. Ele é indicado para a aplicação de tintas à base de água (PVA, látex ou acrílica).

Rolo de espuma ou poliéster
Esse rolo de pintura tem uma densidade maior e uma estrutura celular mais fina. Ele retém mais tinta e, por isso, proporciona um melhor alastramento com qualquer tipo de tinta acrílica ou sintética. Mas, diferentemente dos rolos de lã, são indicados apenas para superfícies lisas.

O álcool isopropílico ajuda a quebrar moléculas da tinta e amolecer, auxiliando na remoção. Uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico pode ser usada em um balde e passado um pano no chão, retirando aqueles pequenos pingos de tinta.

Dilua o produto
Normalmente, a maioria pede para diluir com até 30% de água, mas isso pode variar. Ao verificar a quantidade indicada para o tipo de tinta escolhido, você deve acrescentar a água na própria lata ou galão, misturando bem com o mexedor. Depois, é só aplicá-la.

A aguarrás é um solvente que foi desenvolvido para diluir tinta e esmalte. Além disso, pode tirar manchas de piche de tecido, fazer a limpeza de ferramentas, acessórios cromados, telas de janelas e até mesmo inox. Vale lembrar que a aguarrás não remove esmaltes e tintas, apenas funciona para diluí-las.

Ao contrário da tinta a óleo, a tinta acrílica é à base de água e não precisa de solventes ou thinner para limpar um pincel sujo com essa tinta. Basta lavar os pincéis com um sabão líquido e água morna para se livrar de qualquer resíduo.

Aplique o produto em um pano seco somente onde deseja limpar, se estiver difícil de sair utilize uma espátula e para ranhuras e relevos, o indicado é uma esponja de aço. Logo em seguida enxágue abundantemente com água.

Você deve estar se perguntando quando utilizar cada uma delas. É o seguinte, o thinner é ideal para remover tintas no geral, especialmente superfícies de metal. Já para a diluição da tinta, priorize sempre a aguarrás, a qual não irá alterar o resultado.

Se a pintura for feita com uma tinta à base de água, basta molhar o rolo em uma torneira ou pia reservada para isso no canteiro até remover os excessos que o jornal ou papelão não conseguiram. No caso de tintas acrílicas, o mais indicado é fazer o procedimento com um solvente para esse tipo de material.

Quando a tinta seca e os pincéis ficam duros, é necessário recorrer a alguns truques para amolecer as cerdas. Para isso, é bastante indicado usar vinagre ou até mesmo água fervente, que facilitam bastante esse processo de limpeza.

Errado, umidade baixa do ar, em excesso, não deixa a tinta se espalhar. Dessa maneira, a parede fica com manchas. O ideal é pintar no meio termo, com o clima ameno, sem ser muito úmido ou muito seco.

Para uma pintura uniforme, pinte a parede formando um “N” do chão até o teto. Depois é só voltar com o rolo e preencher os espaços cobrindo toda a superfície. E não se assuste se a primeira demão não cobrir a parede totalmente.

A maioria das marcas de rolo é causada porque a tinta está muito espessa nas áreas em que o rolo foi passado novamente ou porque as margens das porções pintadas da parede secaram antes da pintura estar completa.

Como pintar rápido: Pinte suas paredes em 10 minutos

  1. Limpe rápido com TSP. Você deve começar com uma superfície limpa para a tinta aderir bem nas paredes já pintadas e na madeira. ...
  2. Cubra a tinta para mantê-la fresca. ...
  3. Pinte os cantos de uma parede por vez. ...
  4. A maneira mais rápida de cobrir paredes.

Rolos com pelos altos (25 mm)
Os rolos com pelos altos, com até 25 mm, são as melhores opções em relação à retenção de tinta. Além disso, são excelentes para aplicação de tintas feitas com água, em superfícies absorventes, ásperas ou rugosas.

Rolos de espuma poliéster
Esses rolos são utilizados em paredes lisas na aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo e complementos como fundos de madeira e metal.

As bandejas para pintura são itens indispensáveis para uma boa aplicação de tintas em paredes. Além de evitar o desperdício de materiais, enriquecendo o trabalho de pintura, são extremamente resistentes e duráveis, ajudando no visual de casas por anos e anos.