O que fazer com o mau cheiro nas partes íntimas?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Existem algumas opções de tratamento caseiro para diminuir os incômodos causados pelo corrimento com mau cheiro, como:

  1. Banho de assento com folhas de goiabeira. ...
  2. Ingestão ou uso local de alho. ...
  3. Banho de assento com cascas de barbatimão. ...
  4. Banho de assento com aroeira. ...
  5. Banho de assento com pimenta rosa.

um cheiro muito forte pode ser sinal de alerta
Como falamos, ter odor é natural, mas se há mau cheiro na vagina pode ser um sinal de infecção. Em muitos casos, as infecções são acompanhadas de corrimento vaginal.

- Vagisil ajuda a prevenir odores antes que ele se forme. Com sua tripla proteção: limpa a área íntima com ingredientes suaves, evita o odor com tecnologia Odor Block e mantém uma fragrância leve e fresca. Suave, pH ideal e clinicamente testado.

Gino-Canesten® Creme vaginal e Gino-Canesten® 3 creme vaginal: é indicado para o tratamento local de vaginite e corrimento vaginal infeccioso causado por fungos, geralmente do gênero Candida.

O corrimento amarelado, com cheiro semelhante ao de peixe podre, pode ser indicativo de vaginose bacteriana.
...
1. Corrimento amarelado

  • Metronidazol 500 mg de 12/12h uso oral, durante 7 dias consecutivos;
  • Metronidazol gel 0,75%, uso intravaginal, por 5 noites;
  • Clindamicina creme 2% uso intravaginal, por 7 noites.

O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal. Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre, preferencialmente o de maçã, com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos. O procedimento deve ser feito 2 ou 3 vezes por dia, de 15 a 20 minutos.

2) HIGIENE VAGINAL
A resposta é não! A vagina, quando saudável, possui um pH naturalmente ácido e muitas bactérias boas para ajudar a lutar contra infecções. Acontece que maioria dos sabonetes contém componentes químicos e perfumes capazes de alterar o pH vaginal, nos deixando mais suscetíveis a infecções.

Para secar a região, basta usar uma toalha comum, seca e limpa. “Se possível, é recomendável secar os pelos pubianos com o secador de cabelos. Isso diminui a umidade na base do pelo”, recomenda a ginecologista.

A preocupação vem quando esse cheiro fica mais forte, como o de peixe podre. “Ela também deve ficar atenta a outros sintomas como prurido, secreção esverdeada, sangramento excessivo. Nesses casos, ela deve procurar um profissional para exame clínico e identificação de uma possível infecção”, diz.

“De preferência, a higienização deve ser realizada com produto não alergênico, como sabão de coco, por exemplo”, explica Flavia. Usar sabão em pó ou amaciante pode provocar alergias na vulva, por conta das substâncias químicas presentes em sua composição.

O banho de assento pode ser indicado para complementar o tratamento recomendado pelo médico e pode ser feito com óleos essenciais, bicarbonato de sódio ou vinagre, por exemplo, de acordo com o objetivo do banho.

O banho de assento com sal ajuda a secar a lesão causada pela herpes genital. Para fazer é necessário colocar 600 ml de água morna numa bacia, adicionar uma colher (de sopa) de sal, misturar bem e sentar-se dentro da bacia durante 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia.

“Como tratamento auxiliar, pode-se utilizar o banho de assento com bicarbonato de sódio que, por ter o pH alcalino, reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para a proliferação dos fungos, em especial da Candida”, esclarece Fabiana.

Dermacyd

O Mais Indicado pelos Ginecologistas
O sabonete íntimo Dermacyd é o mais recomendado nas consultas aos ginecologistas e é fácil entender o motivo. O produto possui ácido lático em sua composição, que ajuda a manter a barreira protetora fisiológica vaginal.

Nunca, nunquinha utilize produtos que não foram feitos para a região íntima, em sua ppk. Sabonete em barra (esses que usamos no corpo mesmo!) é o lugar ideal para crescer bactérias e fungos nocivos à saúde íntima.

O novo sabonete Protex Cuidado Íntimo pode ser usado por todas as mulheres? Sim, a fórmula foi desenvolvida para a higiene íntima diária da mulher. Pode ser usado por mulheres, inclusive no período menstrual e durante a gravidez. Ele é voltado aos cuidados da região íntima de mulheres adultas.

Como tratar: são utilizados óvulos de bicarbonato de sódio, intravaginal, 3 vezes por semana ou banhos de assento com bicarbonato de sódio na diluição de uma colher de sopa em 600 ml de água, duas vezes ao dia.

“O vinagre é ácido e aplicando-o nos genitais você apenas vai aumentar a irritação na vulva e no tecido vaginal.” Passar o vinagre diretamente na vagina é perigoso. “Não há razões médicas para fazer isso. Ele pode, inclusive, acabar com todas as bactérias na sua vagina – até as boas.”

Pegue uma folha de babosa e deixe escorrer essa seiva num copo. Depois disso, corte o espinho lateral com uma faca, corte a folha em tiras e congele. Quando for usar, tire a casca restante e introduza o gel da babosa no canal vaginal.

Chá de goiabeira para corrimento vaginal
Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente, então, a erva e abafe durante 3 a 5 minutos. Depois, coe e faça um banho de assento com esse chá, lavando cuidadosamente toda a região genital. Repita o procedimento de 2 a 3 vezes ao dia.