O que fazer com o dedo inflamado?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Eis algumas das medidas a adotar:

  1. Limpe e desinfete bem o local.
  2. Aplique compressas quentes várias vezes por dia.
  3. Aplique soluções tópicas e tome os medicamentos prescritos pelo médico.
  4. Em caso de abcesso, pode ter de se submeter a uma incisão e drenagem cirúrgica.

Um panarício é uma infecção do tecido mole (polpa) na ponta dos dedos, geralmente causada por bactérias. Um panarício pode causar bolsas de pus (abscessos) dentro da ponta do dedo, que criam pressão e matam os tecidos adjacentes. A ponta do dedo fica bastante quente, inchada e rígida, com uma dor intensa e latejante.

Em outros casos, pode ser indicado o uso de banhos de imersão (colocar de molho o pé afetado) em soluções contendo antissépticos ou em água quente com sal podem ajudar a reduzir a inflamação.

Ervas e especiarias como aroeira, mastruz, imburana, jurema-preta, hortelã, folha de caju, pau-d'árco-roxo, chá verde, manjericão santo/tulsi, açafrão-da-terra, gengibre e funcho são todas ótimas para fazer um bom chá caseiro para inflamação dos pesquisadores e ganharam força no tratamento de infecções.

1 – Deixar o pé de molho na água morna
Deixe o pé de molho de 20 a 30 minutos. Depois que retirar o pé da água morna e notar que o dedo ainda continua muito inchado, você pode fazer uma compressa de gelo, pois ele diminui o inchaço e a dor.

Indico banhos de água morna com sal para reduzir a inflamação e o edema e massagem no sentido de liberar a pele inflamada do canto da unha. Caso isso não melhore o quadro em 2 a 3 dias, é hora de consultar o médico dermatologista, que irá prescrever antibiótico.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

Tratamento de paroníquia aguda
Se houver acúmulo de pus, ele deverá ser drenado. O médico deixa o dedo da mão ou do pé dormente com um anestésico local (como lidocaína) e levanta a prega da unha com um instrumento. Geralmente não é necessário cortar a pele.

Paroníquia aguda. Na maioria dos casos, a paroníquia pode ser tratada apenas com compressas quentes, 3 a 4 vezes por dia, e higiene adequada do local. Se houver sinais de pus, o recomendado é drená-lo. Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem.

No caso de trauma é aconselhável repouso nas articulações e aplicação de gelo para aliviar a dor. Em consulta com reumatologista ou ortopedista, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios, corticóides e imunossupressores.

A existência de pus ou secreção, principalmente de cor amarelada ou esverdeada e mais espessa, também é um indicativo de infecção.

Mas, se você está sem grana e a inflamação é leve, uma boa opção é recorrer aos remédios caseiros primeiro: "Há algumas práticas em casa mesmo que ajudam a lidar com o desconforto causado pela unha inflamada como, por exemplo, compressa de água quente feita com sal e vinagre de maçã, além de uma higiene adequada".

A paroníquia é a condição caracterizada pela inflamação dos dedos, geralmente os da mão, na área que circunda a parte lateral e proximal da unha. Nos casos graves, também pode haver o aparecimento de lesões no seu contorno distal.

Cúrcuma: um poderoso anti-inflamatório natural
A cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório natural.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.