O que fazer com filha ciumenta?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Por isso, dedique um tempo exclusivo para estar com a criança que está demonstrando ser ciumenta. Além de essa atitude proporcionar uma boa dose da atenção que ela está precisando, também será um momento para que sua investigação e orientação aconteçam de forma íntima e proveitosa.

No livro, ela diz que quando o comportamento dos filhos causa uma emoção muito forte (raiva, ressentimento, frustração, inveja, pânico, irritação, medo etc), pode ser um sinal de que "não necessariamente seu filho está fazendo algo errado, mas de que as próprias feridas dos pais estão sendo tocadas".

Síndrome de Otelo – Ciúme Patológico e Delirante
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR, 2002), o Transtorno Delirante Paranóico do tipo ciumento é o delírio centrado na convicção, sem motivo justo ou evidente, de que está sendo traído pelo cônjuge ou parceiro romântico.

O ciúme pode ser considerado patológico quando ultrapassa a barreira da boa convivência. Quando fatos e acontecimentos deixam o indivíduo mais preocupado e até mesmo paranoico.

As causas do ciúmes podem ser variadas de acordo com as pessoas e as relações, mas sua base é sempre a questão de insegurança, falta de autoconfiança e baixa autoestima.

No ciúme patológico, o ciumento está sempre sob uma ameaça inconsciente de algum rival, tem obsessão em controlar a vida, o comportamento e os sentimentos do outro. Tudo é exagerado e sem motivo aparente ou fato real. A pessoa torna-se totalmente insegura e controladora, cerceando a liberdade de quem o cerca.

5 atitudes simples: como ensinar seu filho a lidar com a frustração

  1. Não dramatize. Tenha uma postura madura diante de uma conversa em que seu filho expõe uma frustração, evitando falar alto ou criar outros problemas. ...
  2. Mostre que tudo tem solução. ...
  3. Ajude no controle das emoções. ...
  4. Ofereça apoio. ...
  5. Ensine com pequenas ações diárias.

Agora, se seu filho está repetindo palavrões com muita frequência e você não sabe mais o que fazer, confira algumas dicas que separamos abaixo.

  1. Dê o exemplo.
  2. Não demonstre suas emoções.
  3. Dê outras opções.
  4. Explique o peso destas palavras.
  5. Palavras inventadas não existem.
  6. Não recorra a castigos.

Comece a reavaliar a frequência de pensamentos negativos acerca da situação. Para começar a lidar com a rejeição, busque não ver os problemas como insolúveis. Para superar a rejeição dos filhos evite falar ou pensar sobre isso durante todo o dia. Os pensamentos negativos ajudam a influenciar as ações.

Isso pode acontecer quando você é pai e tem problemas internos não resolvidos ou faz uso de estratégias inadequadas para lidar com situações do dia a dia. É muito comum que a falta de paciência com as crianças leve a comportamentos injustos que, mais tarde, levam à autocensura.

Resumindo: escute a sua filha com paciência e observe bem o comportamento da família para entender o que a sua filha está considerando mau trato. E mude isto. Lhe garanto que não tem outro caminho a não ser para o pior.

Tratamento. Lidar com a síndrome de Rebeca pode ser difícil e ter sérias repercussões para a saúde do relacionamento do casal. Para tratá-lo, pode ser necessária intervenção psicológica tanto no nível do casal quanto do indivíduo no caso da pessoa afetada.

Segundo o especialista, a melhor forma de tratar a síndrome de Otelo é buscar ajuda o quanto antes e entender as causas do problema. A psicoterapia seria uma grande ajuda e, nos casos extremos, se recomenda medicação.

O transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia e fármacos.

A fluoxetina fôra receitada por um psiquiatra, a quem ela recorreu consumida pelo ciúme e por causa da separação dos pais.