O que fazer com feridas que não cicatrizam?

Perguntado por: agois . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

A única forma de lidar com essas feridas é aplicar técnicas e tecnologias apropriada para esse tipo de situação, como a terapia compressiva, a utilização de laser de baixa intensidade e ozonioterapia. Esses tratamentos provocam vascularização dos tecidos e regeneração celular, além do efeito anti-infeccioso.

Alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:

  1. Lavar a ferida. ...
  2. Fazer um curativo. ...
  3. Resfriar a pele. ...
  4. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  5. Manter a ferida elevada. ...
  6. Consumir ômega 3 e vitaminas A, C e E.

Feridas crônicas podem ser curadas mais rapidamente com uso de membrana de celulose. Uma membrana de celulose cristalina capaz de substituir temporariamente a pele é a melhor indicação para pacientes com feridas crônicas.

Ligue para o seu médico ao primeiro sinal de infecção, como por exemplo, se ocorrer: Secreção amarelada, amarelo-esverdeada ou uma secreção com mau cheiro saindo de dentro da ferida. Piora da dor, inchaço ou vermelhidão na ferida ou na região em torno dela. Alguma mudança na cor ou tamanho da ferida.

Tratar a ferida com curativo
Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

Uma ferida é considerada infectada quando microrganismos que danificam o tecido local e atrasam a cicatrização da ferida estão presentes. A presença de microrganismos engatilha uma resposta imune no paciente.

A água oxigenada prejudica a formação das fibras de colágeno importantes na cicatrização da ferida, além de roubar elétrons da proteína que recupera a pele. A limpeza de feridas deve ser feita apenas com água ou soro fisiológico.

O peróxido de hidrogênio, conhecido como água oxigenada, é um antisséptico tópico com um alto poder bactericida. Porém, ao aplicar água oxigenada nas feridas, ela não elimina somente os micro-organismos, mas também mata as células importantes para a regeneração da pele e para o sistema imunológico.

Antissépticos - Feridas (1)
Não, ferida se utiliza soro fisiológico. A clorexidina degermante agride o tecido. Não se deve usar clorexidina em feridas.

Curativo com Hidrocolóides
Acelera o processo de granulação tecidual.

Curatec Hidrogel é indicado para promover o desbridamento autolítico e estimular a cicatrização em feridas secas; superficiais ou profundas; com ou sem infecção, necrose ou esfacelo. Além disto, o Hidrogel é ideal para a manutenção da viabilidade de ossos e tendões expostos em feridas profundas.

Cutisanol Pó é um hidratante antisséptico cicatrizante secativo que deixa a pele macia e sedosa.

O medicamento feito com óleo da erva baleeira se mostrou eficaz na cicatrização de feridas de portadores da diabetes – doença que gera altos índices de amputações de membros no país.

Nebacetin Pomada 15g indicado para tratamento de infeções da pele e de mucosas causadas por diferentes bactérias. Também pode ser utilizado na prevenção de infecções após ferimentos, cortes e pequenas queimaduras. Uso adulto e pediátrico. Leia a bula.