O que fazer com conta de luz abusiva?

Perguntado por: lnobrega . Última atualização: 27 de abril de 2023
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Na grande maioria das vezes se resolve. Caso não resolva, a pessoa deve procurar um órgão de defesa do consumidor, como o Nudecon. Mais uma vez, se não resolver, é possível entrar na justiça”, pondera, lembrando que serviços de água e luz são considerados essenciais à subsistência humana.

Como contestar o valor da conta de luz
Com isso, é possível detectar se houve ou não aumento de consumo. Se este for o caso, o consumidor deve entrar em contato com a distribuidora utilizando canais de atendimento e ouvidoria, ou até abrir uma reclamação formal nos órgãos competentes, como o Procon.

As concessionárias de energia não poderão cobrar dos consumidores toda e qualquer perda provocada por furtos de energia, erros de medição ou por falta de equipamento. É o que diz projeto de lei (PL 5325/2019) do senador Zequinha Marinho (PL-PA) aprovado pela Comissão de Infraestrutura.

OS PASSOS DO CONSUMIDOR
1) Se a conta chegar no valor muito acima da média, o consumidor deve registrar uma reclamação nos canais de atendimento do @proconsp: no site (www.procon.sp.gov.br), aplicativo – disponível para Android e iOS.

Desligue o disjuntor ou chave geral e observe se o disco do medidor continua girando. Caso continue girando com disjuntor e chave desligados, pode ser caracterizado como um problema no medidor e o cliente pode solicitar uma avaliação da concessionária para que a troca seja realizada.

Para solicitar a restituição dos valores em decorrência da cobrança indevida do ICMS na conta luz, será necessário ingressar na via judicial. Assim sendo, é de suma importância procurar um advogado especializado, para analisar o seu caso e potencializar suas chances de êxito no processo.

Entre em contato com a distribuidora e informe o número do medidor de energia da sua casa e procure a sua ouvidoria.

No caso de cobranças indevidas realizadas por outras empresas, você pode registrar reclamação no SAC da companhia, na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e no Procon de seu município, ou ainda entrar com ação no JEC (Juizado Especial Cível).

Teste para identificar fuga de luz ou ligação clandestina
Fazer o teste de fuga ou ligação clandestina é simples: desligue todos os aparelhos e retire-os da tomada. Apague as luzes e em seguida, fique de olho na movimentação do medidor de energia.

Descreva brevemente a ocorrência; Explique o erro da suposta irregularidade e conte o que de fato aconteceu; Depois coloque a fundamentação legal: qual artigo de lei, do código, da resolução da ANEEL foi violado.

Saiba como identificar a fuga de energia na instalação elétrica. Primeiro, desligue a iluminação e retire todos os equipamentos das tomadas. Em seguida, verifique se o disco do medidor continua girando. Se isso acontecer, existe fuga de energia.

A Tarifa Social dá desconto na conta de luz para famílias de baixa renda. Mas os consumidores devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou no programa do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Sistema de bandeiras tarifárias sinaliza custo da geração de energia. Desde 16 de abril, está em vigor a bandeira verde, que não gera taxa extra para consumidores. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) que a conta de luz seguirá sem cobrança extra em janeiro de 2023.

Informamos que para os consumidores residenciais, até 150kWh, incide 12% de ICMS, acima de 150 kWh, incide 25% de ICMS. Por esse motivo quando o consumo fica acima de 150kwh, aparece duas vezes a cobrança do consumo. Além disso, incide o percentual dos tributos PIS e COFINS.

O Procon é um órgão público de defesa do consumidor que, entre outras funções, recebe reclamações para mediar soluções de conflitos entre consumidor, empresas e prestadores de serviços de forma extrajudicial.

Se o fornecedor não resolve o problema do consumidor, há a inserção do nome da empresa no Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas Não Atendidas e o caso é encaminhado para a Divisão de Fiscalização, para que seja aplicada ao fornecedor eventual sanção administrativa (multa).

Caso não seja possível resolver sua reclamação por meio do Consumidor.gov.br, recomendamos que você busque o atendimento dos Procons, Defensorias Públicas, Juizados Especiais Cíveis, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que poderão orientá-lo e auxiliá-lo na resolução de seu problema de ...

A verificação do medidor é realizada a pedido da concessionária ou do consumidor quando existe suspeita de irregularidades. Somente a concessionária está apta a retirar o medidor para envio ao laboratório da AEM-MS. O consumidor pode solicitar uma verificação metrológica por meio de pedido feito à concessionária.

A “legislação metrológica aplicável” atribui vida útil de 25 anos a medidores eletromecânicos e de 13 anos aos demais medidores , conforme sua Resolução Normativa nº 674/2015 – Tabela XVI do Manual de Controle Patrimonial do Setor Elétrico – MCPSE - Código 295.

Para calcular o consumo de energia em kWh de qualquer equipamento elétrico, basta multiplicar a sua potência em Watt (W) pelo tempo de uso em horas (h) e dividir o resultado por 1.000. Exemplo: um aparelho de som de 300W, ligado por 5 horas, irá consumir 1.500W, equivalente a 1,5 kWh.

Reúna todas as evidências disponíveis, como faturas, extratos bancários e contratos, para comprovar a cobrança indevida. É aconselhável também consultar um advogado especializado em direito do consumidor para obter orientação jurídica adequada e, se necessário, iniciar uma ação judicial contra a empresa.