O que fazer com chefe ignorante?

Perguntado por: acunha4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Fale com seu gestor o mais baixo e calmamente possível, como se nada estivesse acontecendo. Em algumas situações, vale até pedir para ele repetir alguma ordem, caso você não tenha entendido. E pense sempre antes de responder a uma grosseria.

Dicas de como lidar com chefes difíceis

  1. Tenha organização. Saber gerenciar suas tarefas e cumprir todas elas com certeza é uma atitude que vai evitar muita dor de cabeça. ...
  2. Desenvolva sua inteligência emocional. ...
  3. Ofereça feedbacks sempre construtivos. ...
  4. Aposte em uma boa comunicação. ...
  5. Defina seus limites.

Usar linguagem assertiva o ajudará a transmitir suas opiniões de uma maneira respeitosa. Falar de você mesmo, usando a palavra “Eu” te deixará com o controle de suas ideias, enquanto usar a palavra “Nós” criará uma atmosfera de maior proximidade com seu chefe ao invés de uma batalha de gênios fortes.

A revista Quartz publicou um artigo no Linkedin que aponta que um chefe ruim pode fazer tão mal para a saúde dos funcionários quanto fumar passivamente. E o pior, quanto mais tempo uma pessoa passar trabalhando para alguém que a deixa infeliz, maiores serão os danos para sua saúde mental e física.

Denuncie. Se a empresa não resolver o problema, é possível fazer uma denúncia ao sindicato ou ao Ministério Público, que podem entrar em contato com o empregador para apurar.

Dicas para conquistar a autoridade da equipe

  1. Mostre paixão pelos objetivos da empresa. ...
  2. Envolva todos integrantes da equipe. ...
  3. Demonstre confiança nos colaboradores. ...
  4. Reconheça as contribuições dos funcionários. ...
  5. Solicite ideias para a equipe. ...
  6. Recompense os funcionários de alto desempenho. ...
  7. Demonstre interesse pela equipe.

A primeira dica que o especialista da HW Capital oferece é: identifique o comportamento e reporte para o RH. “A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é reportar isso ao RH por escrito. Se a pessoa sente assédio moral, avanço indesejado de cunho sexual ou romântico, não é algo que deve guardar para si”, comenta ele.

  1. Seja comunicativo e transparente. ...
  2. Demonstre segurança. ...
  3. Seja participativo. ...
  4. Divida seus conhecimentos. ...
  5. Entenda as prioridades do seu chefe. ...
  6. Saiba quando falar (e quando não falar) ...
  7. Ofereça soluções, e não problemas. ...
  8. Esteja antenado.

Discutir não é confrontar
Se a sua empresa ou chefe oferece certa liberdade para tratar do assunto, coloque as cartas na mesa, vá tranquilo. Se não, siga o diálogo devagar, com cautela e se mostre preocupado, nunca prepotente e impositivo.

O chefe tóxico também costuma agir negativamente no cotidiano nas empresas ou grandes situações, ir contra subordinados, chefes ou parceiros, sempre se justificando de ser pressionado pelos resultados, pelas incompetências da empresa ou dos outros.

Não permita que ele use de sua posição para o intimidar. A partir do momento que você define uma situação, já existe um limite consciente e ativo. Não impede que você seja gentil com ele no trabalho, mas demonstre que não tem medo de dizer “não” a seus convites.

Você deve prestar atenção aos sinais quando se repetem. É claro que queremos ser felizes e que tudo acabe bem, mesmo estando diante de um manipulador, mas há momentos em que é melhor se afastar. É importante, então, entender o que faz com que essa pessoa “funcione” de tal maneira.

Como dizer não educadamente ao seu chefe em 5 passos

  1. 1 – Não responda imediatamente.
  2. 2 – Dê uma justificativa válida.
  3. 3 – Sempre ofereça uma alternativa.
  4. 4 – Demonstre empatia.
  5. 5 – Finalize a conversa de forma firme.

Como se impor perante o chefe?

  1. 1- Cuide da sua linguagem corporal. ...
  2. 2- Seja respeitoso e sempre ouça o que o chefe tem a dizer. ...
  3. 3- Use argumentos de maneira empática. ...
  4. 4- Cuide das suas emoções – elas podem ser traiçoeiras as vezes. ...
  5. 5- Entenda que as ideias de vocês podem ser diferentes.

Nesse caso, disseram os especialistas, é melhor, provavelmente, começar a procurar outro emprego, especialmente se você se tornou alvo de ridicularização, ameaças ou comentários abusivos de um gerente. É ilegal que um empregador o discrimine simplesmente porque você tem problemas de saúde mental.