O que fazer com celular velho que não funciona?

Perguntado por: mgalvao9 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O que fazer com um celular antigo?

  1. Descartar em local apropriado. Tudo bem, podemos trocar de aparelho quando o atual apresentar defeitos e ficar sem utilidade. ...
  2. Revender seu aparelho. ...
  3. Transformar em filmadora. ...
  4. Monitor de bebês. ...
  5. Campainha com vídeo. ...
  6. Virando GoPro. ...
  7. E-reader. ...
  8. Player de músicas.

"A forma correta para descartar o celular antigo é levar para lojas e operadoras que, na sua maioria, possuem um coletor para este tipo de equipamento. Leve também os carregadores antigos e cabos.

Trocar ou não trocar: como saber se seu celular chegou ao fim da...

  1. A bateria já não dura tanto. Quanto mais antigo o smartphone, menos a bateria durará. ...
  2. Lentidão e travamentos. Seja para abrir a câmera ou algum arquivo. ...
  3. Superaquecimento. ...
  4. Sistemas antigos. ...
  5. Menos recursos.

Veja as nossas dicas!

  1. 1 – Cuidar da bateria. ...
  2. 2 – Remover apps e arquivos desnecessários. ...
  3. 3 – Salvar arquivos na nuvem. ...
  4. 4 – Desligar com frequência. ...
  5. 5 – Evitar atualizações de software em aparelhos mais antigos. ...
  6. 6 – Contar com alguma proteção antivírus. ...
  7. 7 – Proteger o hardware do aparelho.

Se o aparelho não liga com uma bateria nova ou diferente do habitual, é porque a placa está queimada. Esse teste é simples, porém eficaz, já que às vezes a bateria pode estar com a vida útil comprometida. A bateria também pode ser uma das causas de a placa queimar.

Quando você mantém o celular desligado e carregado, o lítio lentamente perde seus elétrons, mesmo que não tenha estímulo para isso – em algumas semanas ou meses, a bateria estará vazia. Quanto mais quente o aparelho (ou o ambiente) estiver, mais rápido será esse processo.

Os dispositivos Android podem aparecer essa tela preta da morte devido a um certo número de circunstâncias, como: Instalar aplicativos incompatíveis ou aplicativos com Bugs e vírus. Manter o celular carregando por muito tempo depois de totalmente carregado. Usar um carregador não compatível.

Alguns sites nacionais especializados no chamado “recommerce” (comércio de itens usados), prometem uma forma simples e rápida para quem deseja vender seu celular velho. E isso vale até mesmo os aparelhos que sequer funcionam, pois suas peças podem ser reutilizadas.

A estimativa é que um celular com a tela quebrada perca entre 20-30% do seu valor em cima da depreciação normal.

Em hipótese alguma os eletrônicos devem ser descartados em lixo comum. Isso porque muitos desses itens têm substâncias nocivas ao meio ambiente, como chumbo ou mercúrio. Se o descarte é inevitável, procure então programas de coleta seletiva.

São classificados como resíduos especiais todos aqueles materiais que requerem um tratamento diferenciado para ser reutilizados e, por isso, não devem ser descartados nem no lixo comum nem no reciclável – e sim em pontos específicos de coleta. Aparelhos eletrônicos, lâmpadas e pilhas fazem parte desta categoria.

Se o aparelho está quebrado e não for possível realizar a redefinição de forma correta, evite vendê-lo. Seus dados podem estar em risco, e há diversos casos em que celulares são vendidos ainda com informações do antigo proprietário.

Muitos aparelhos podem durar mais do que são usados, as marcas que garantem maior durabilidade possuem os sistemas: Android com uma média de 3 anos e IOS com uma média de 5 anos de vida. Quanto maior o tempo que os sistemas recebem atualizações, mais tempo você terá para usar os aplicativos que mais gosta.

cinco anos

A vida útil dos celulares na prática dura, em média, até cinco anos, segundo especialistas ouvidos por Tilt.

A resposta é não. Os aparelhos atuais, seja os iPhones ou os que rodam Android, já possuem recursos embarcados que cuidam do carregamento automaticamente. Por mais que o celular esteja plugado na tomada por horas seguidas, o seu celular suspende o carregamento ao atingir os 100%.

Mantenha-o sempre em um local seguro e próximo a você, como em uma bolsa presa ao seu corpo ou em um bolso interno com zíper. Evite usar seu celular em público de maneira ostensiva, chamando muita atenção para si mesmo. Ao mostrar cautela e discrição, você reduz as chances de ser alvo de roubos.