O que fazer com as fotos da pessoa que morreu?

Perguntado por: nbelchior . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Não há motivo algum para não ter fotos de pessoas falecidas nos ambientes. De forma alguma estas fotos irão trazer má energia à casa e às pessoas. Estas fotos tanto podem estar guardadas em álbuns, como expostas em porta-retratos, bem à vista de todos, sem problema algum.

Basicamente, o vilipêndio de cadáver é um crime de desrespeito aos mortos, especificado no artigo 212 do Código Penal Brasileiro, que ainda estende a penalização para cadáver e suas cinzas. A pena prevista é de detenção de um a três anos, além de multa.

Herança de perfis e arquivos
Conforme o texto, o sucessor legal possuirá direito de acesso à página pessoal do falecido, mediante apresentação de atestado de óbito. E poderá manter ou editar as informações digitais do falecido ou por transformar o perfil ou página da internet em memorial em honra da pessoa que morreu.

Site MyHeritage mostra fotos de parentes falecidos em movimento. O site MyHeritage permite trazer pessoas que faleceram “de volta à vida” em fotos em movimento.

Como descartar fotografias antigas, qual melhor forma de destruir? Não havendo outra opção, então você precisa destruir as fotos antes de jogá-las fora, a não ser que não tenha nada demais nelas. Para destruir o recomendado é rasgá-las, cortar com tesoura ou passar pelo triturador.

É importante lembrar que cada rede social possui o seu próprio procedimento e regras em caso de falecimento do titular do perfil. Nas contas do Twitter e WhatsApp, por exemplo, a única providência permitida é a desativação e exclusão da conta do falecido.

A rede social Instagram oferece a possibilidade de transformar a conta em memorial ou realizar a remoção do perfil. Para transformar o perfil em memorial após o falecimento do usuário, familiares e amigos devem notificar o Instagram sobre o óbito na sessão Fale Conosco.

É muito importante também desligar o celular. Isso mostra respeito à ocasião. Outro lembrete importante é: nada de fotografias. O momento não combina com nenhum tipo de registro fotográfico nem filmagem.

Pena - detenção, de seis meses a dois anos, e multa. § 1º - Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. § 2º - É punível a calúnia contra os mortos.

São Paulo - Quem compartilha fotos, vídeos ou até mesmo capturas de tela de conversas pessoais com terceiros em redes sociais ou aplicativos na internet pode estar infringindo leis brasileiras. E, em alguns casos, o acusado pode até mesmo ser julgado e mandado para a cadeia.

Os documentos de um falecido são responsabilidade de seus parentes próximos, quando há essa necessidade.

É preciso estar atento: os herdeiros não podem sacar valores das contas do falecido sem autorização judicial, pois isto pode configurar ilícito civil e até mesmo criminal. Logo, os herdeiros deverão procurar um advogado para realizar o pedido de alvará na justiça.

E, se o parente tiver falecido no começo deste ano, será preciso fazer a declaração do Imposto de Renda. Afinal, o IR 2023 tem como ano-base 2022, ou seja, período no qual a pessoa ainda estava viva.

Reciclagem não é possível
Apesar de ter como principal material o papel fotográfico, não é possível realizar a reciclagem exatamente por haver substâncias químicas envolvidas. Isso muda de figura se você utiliza papel comum e imprimiu as fotos sem o processo tradicional de revelação.

As fotos de família podem ser colocadas em um painel, respeitando uma lógica ou apenas dispostas de forma irregular, de acordo com a sua criatividade. Os porta-retratos também continuam sendo fortes aliados na decoração com fotos de família e ficam bem nos criados-mudos, aparadores, bancadas e prateleiras.

Ou seja, embora seja papel, o papel fotográfico (principalmente o das fotografias mais antigas) provavelmente contém também outros materiais e não deve ser colocado no ecoponto azul, mas sim no lixo comum. No entanto, antes de colocar as fotografias no lixo comum, não se esqueça de ponderar se não as poderá reutilizar.