O que fazer com as cinzas da cremação espiritismo?

Perguntado por: lmoreira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Assim, se pode sempre sentir na presença do ente querido e celebrar a vida sempre que possível. Outra alternativa é deixar as cinzas no jazigo da família ou no columbário. Nos cemitérios, existem espaços específicos destinados a isso.

As cinzas podem ser depositadas em urnas biodegradáveis que recebem terra, adubo e uma muda de árvore. Com isso, os familiares terão como cuidar da planta e visitá-la, acompanhando a morte se transformar em vida novamente.

Apesar de todas as vantagens dos funerais no mar, o corpo é considerado não sepultado, quando está sob a água, de acordo com a fé judaica. Também não é permitido espalhar as cinzas no mar.

Guarde as cinzas em casa ou no cemitério
Algumas famílias, principalmente, as mais tradicionais preferem manter as cinzas da cremação em casa ou no cemitério. Em casa, muitos constroem uma espécie de “santuário” ou um espaço especial para dedicar à memória da pessoa querida.

4- Floresta ou quintal. Deixar as cinzas do falecido em uma floresta ou no quintal também é um bom destino. Isso porque ao colocá-lo ali, passará a ajudar no crescimento das plantas. Acontece que o que resta na cremação é composto de sódio e potássio, nutrientes bons para a terra.

QUANDO NÃO PODE SER REALIZADA? Em casos onde o falecimento tenha ocorrido por morte violenta, ou seja, homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou qualquer tipo de morte sob suspeita, a cremação de corpos é proibida judicialmente.

Os espíritas, por exemplo, pedem que se aguarde pelo menos 72 horas para realizar uma cremação. De acordo com eles, esse é o tempo necessário para que a alma se desvincule do corpo. Para os judeus, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separaria dele lentamente durante a decomposição.

O judaísmo e islamismo são duas das religiões que mais se mostram contrárias à cremação.

Quem pode receber as cinzas? Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. Como explica o Catecismo, “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”.

A urna com as cinzas fica disponível em até cinco dias úteis.

No Brasil não há legislação que proíba esse tipo de atividade. No entanto, é preciso ter consciência. Apesar de ser composta por substâncias que não fazem mal ao planeta, é interessante ponderar sobre como realizar o lançamento das cinzas.

Colinas e montanhas podem proporcionar um belo cenário para dizer adeus. Uma coisa a considerar, no entanto, é como as cinzas podem afetar a vida vegetal. Embora os crematórios não sejam tóxicos, ainda é aconselhável evitar espalhar cinzas onde os ecossistemas vegetais são mais frágeis, como em picos de montanhas.

Cinzas de cremação ou qualquer tipo de restos mortais humanos podem ser transportadas na bagagem despachada e de mão, segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

"Não é permitido espalhar as cinzas do fiel que partiu no ar, na terra, no mar ou de outra maneira, nem podem elas ser preservadas em mementos, peças de joalheria ou outros objetos", afirma o documento.

Padre Carlorosi também comentou que quando alguém tenta jogar as cinzas no mar ou fazer alguma decoração, se afastou de Deus e precisa ser evangelizado. Quando o Senhor não está na vida, advertiu, “o homem se perde e não quer encontrar nenhuma razão para respeitar os restos de parentes de maneira cristã”.

A pessoa que optar pela cremação pode ter sim um velório, antes do corpo ser levado para a câmara fria e posteriormente para o forno que será cremado as pessoas podem se despedir do seu ente querido e prestar as suas últimas homenagens em seu velório, então, se a pessoa tiver essa vontade ela pode sim ter um velório ...