O que fazer com alunos com baixo rendimento escolar?

Perguntado por: zaragao . Última atualização: 6 de maio de 2023
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A seguir, saiba o que sua escola pode fazer para ajudar os alunos com desempenho acadêmico insatisfatório.

  1. Entenda a situação do aluno com dificuldade de aprendizagem. ...
  2. Utilize a personalização do ensino. ...
  3. Busque ajuda especializada caso seja necessário. ...
  4. Trabalhe as competências socioemocionais na sala de aula. ...
  5. Seja flexível.

Então confira algumas ações que o professor pode fazer para melhorar o desempenho de seus alunos.

  • Entenda a causa da nota baixa do aluno e só então decida como agir. ...
  • Inove no método de aprendizado. ...
  • Procure novas formas de se comunicar com os alunos. ...
  • Envolva a tecnologia no aprendizado. ...
  • Movimente o aluno.

Principais estratégias de aprendizagem

  • Práticas de recuperação. ...
  • Aulas práticas. ...
  • Levantamento de conhecimentos prévios. ...
  • Aula expositiva e dialogada. ...
  • Memorização prolongada.

Dando a atenção devida ao problema sem rebaixar o aluno assim como os colegas de classe e professores. Um método de ensino mais ativo ajuda no fato de os alunos não tirarem notas ruins. Aulas mais ativas, que botam o aluno como o centro do ensino, cumprem bem essa função.

Alunos com dificuldade de aprendizagem em alguns conteúdos ficam sujeitos às distrações, atrapalhando ainda mais o seu aproveitamento. Dessa maneira, é importante que o professor minimize-as, reduzindo alguns barulhos externos, por exemplo.

Utilizar formas diferentes de apresentar a informação
Por isso, é fundamental ter flexibilidade pedagógica e explorar métodos alternativos de ensino. Por exemplo, o aluno que não consegue entender um conceito apresentado por meio da leitura e de exercícios talvez consiga assimilá-lo melhor por meio de jogos educativos.

Saiba os motivos que podem afetar o desempenho escolar

  • Problemas familiares.
  • Problemas na escola.
  • Transtornos de Aprendizagem - TA.
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH.
  • Superdotação.

Ler livros, fazer cursos presenciais e online e participar de palestras são essenciais para melhorar a capacidade de aprendizagem.

Elaboração do Plano de Intervenção

  1. Definição dos objetivos;
  2. Definição das medidas de intervenção a serem adotadas;
  3. Seleção das técnicas a serem empregadas;
  4. Descrição do Plano de Intervenção.

Estratégias didáticas
Embora não exista um conceito exato, vários autores as definem como “uma série de ações sistematicamente pensadas para atingir com sucesso um objetivo”, o que torna seu nível de ação e seu alcance pedagógico muito elevados.

5 práticas pedagógicas para levar para sala de aula

  • Estimular o diálogo entre os estudantes. ...
  • Acompanhar estudantes com dificuldades de aprendizagem. ...
  • Propor situações-problemas para a turma resolver em conjunto. ...
  • Incluir a leitura na rotina de estudos dos estudantes. ...
  • Levar experimentos para a sala de aula.

Dependendo do que foi diagnosticado com base na análise inicial, os gestores podem optar por seguir pelo menos 4 tipos de estratégias: sobrevivência, crescimento, manutenção e desenvolvimento. Estratégia de sobrevivência: deve ser utilizada quando a empresa tem muitos pontos fracos e ameaças externas.

Exemplos de alguns dos recursos didáticos:
Quadro Negro, ou branco / Giz, ou canetão / Apagador; Jornais, cartazes, revistas e livros; Textos manuais; Televisão.

Sendo assim, é preciso compreender que existem diversos fatores que influenciam no rendimento escolar, como: evasão escolar, baixa motivação, dificuldade com o conteúdo, entre outros.

  • Utilize as plataformas de ensino. ...
  • Promova o desenvolvimento das soft skills dos alunos. ...
  • Faça o bom uso da tecnologia. ...
  • Invista em atividades extracurriculares. ...
  • Busque a incluir novas metodologias. ...
  • Valorize a pesquisa. ...
  • Use material didático contextualizado. ...
  • Estimule o protagonismo dos alunos.

Como mostrar o desempenho dos alunos?

  1. Faça encontros. ...
  2. Exponha os trabalhos apresentados. ...
  3. Envolva os responsáveis. ...
  4. Tenha proximidade. ...
  5. Use a tecnologia. ...
  6. Torne as aulas mais interessantes. ...
  7. Incentive a participação.

A dificuldade de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem pode ser detectada a partir do quinto ano de vida da pessoa. E em alguns casos é necessário acompanhamento de um profissional. Normalmente, o estudante apresenta sintomas relacionados a problemas de atenção, ansiedade ou até mesmo inquietação.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

O principal desafio para o professor no ensino-aprendizagem de estratégias é ensinar estratégias ao mesmo tempo em que apresenta sua utilidade, sua eficiência e as possibilidades de transferência que elas oferecem.