O que fazer com a tristeza e angústia?

Perguntado por: nmata . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Como lidar com a angústia

  1. Entenda a origem da angústia. Sempre que se sentir angustiado, reflita sobre a origem dessa sensação. ...
  2. Faça exercícios físicos. ...
  3. Descanse quando necessário. ...
  4. Não guarde ou ignore os seus sentimentos. ...
  5. Aprenda a lidar com situações adversas. ...
  6. Faça terapia.

A angústia também pode estar associada a dúvidas sobre o futuro, reais ou imaginárias. Como por exemplo: algo que estamos ansiosos para que aconteça ou que não temos certeza sobre as suas consequências ou situações do passado, como relembrar experiências traumáticas.

Pode causar sintomas físicos como um aperto no peito, sensação de nó na garganta, peso sobre os ombros e nuca, tensão muscular, sensação de um buraco no estômago, entre outros. Não raramente, a angústia está associada a sentimentos apreensivos a respeito da condição humana e do mundo em geral.

Salmo 116 - Contra a Aflição
Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, eu te rogo, livra-me. Compassivo é o Senhor, e justo; sim, misericordioso é o nosso Deus. O Senhor guarda os simples; quando me acho abatido, ele me salva. Volta, minha alma, ao teu repouso, pois o Senhor te fez bem .

No Salmo 119.143, Davi nos ensina que a palavra de Deus sempre é mais forte que a angústia: "Sobre mim vieram tribulação e angústia, todavia os teus mandamentos são o meu prazer". A angústia está presente, mas a alegria na palavra de Deus é maior.

A acupuntura, meditação, yoga e caminhada são alguns remédios naturais comuns para a ansiedade. Quando você estiver muito apreensivo, também pode fazer chás calmantes, como camomila, cidreira, alfazema e erva de são-joão. Mulheres grávidas devem pedir recomendação de chás para seus médicos.

A angústia também pode surgir a partir de preocupações com questões existenciais, como a falta de autoaceitação, o medo do futuro, a dificuldade de lidar com o fracasso e a baixa autoestima. Focadas nesses conflitos internos, as pessoas ficam angustiadas consigo mesmas ou com seu modo de vida.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.

É possível transformar a angústia em combustível para autorrealização quando encontramos algo pelo que lutar, quando encontramos significados ao viver, quando nos conectamos a outras pessoas e somos capazes de sermos mais empáticos, quando conseguimos ampliar a consciência individual para uma consciência coletiva, ...

Camomila

Camomila: é um dos ingredientes mais famosos nas receitas de chá para insônia e ansiedade. Ela combate nervosismo, estresse, hiperatividade e dificuldade para dormir.

Conclusão: A angústia espiritual é um fenômeno presente na vida de pessoas com câncer e tem significativa relação com o uso, de maneira negativa, da religião/espiritualidade como forma de enfrentamento da doença. Descritores: Espiritualidade; Religião; Religião e Ciência; Neoplasias; Enfermagem.

Compreendendo o salmo 28: como ele ajuda você a ter calma nos momentos de necessidade. Logo no início do salmo Deus é invocado, clamado para ser ouvido e vir acalmar nossos anseios e inquietações. Quase sempre Deus nos responde no silêncio, mas as vezes ele nos acalma em meio a um silêncio sem resposta.

(Salmos 126:5-6) – Até os tempos mais difíceis passam. A alegria de Deus sempre vence. 7- Deus tem um plano para você – 'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.'

Deus nos ama, Ele tem os melhores planos para nossas vidas. Por isso não precisamos viver agitados. Quando precisamos de calma, podemos orar e pedir a Deus tranquilidade. Quando depositamos nossa confiança em Deus e na Sua Palavra, Ele derrama paz sobre nós.

Sete versículos que podem aliviar a angústia
“Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão” (Salmos, 37,24). “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21,4).