O que fazer com a flor do Coleus?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

A planta exige irrigação constante e o solo deve permanecer sempre úmido. Uma dica é fazer o plantio em uma jardineira autoirrigável, para que a coleus não sofra com a falta de água e drene a quantidade necessária.

A planta coleus prefere solos úmidos e bem drenados e deve ser regada regularmente. Evite deixar o solo muito seco ou encharcado, pois isso pode prejudicar o crescimento da planta. Ela também prefere ambientes com sombra parcial ou luz filtrada e não tolera sol direto.

A estaquia é uma forma de tirar muda de planta adulta a partir do corte de um ramo. Para isso, o ideal é selecionar os ramos mais jovens, como um que tenha dois ou três pares de folhas e fazer um corte na base do talo. Para a divisão de touceiras, retire um pedaço da sua planta com a raiz.

As inflorescências da coleus ocorrem em espigas terminais e, geralmente, são roxo-azuladas. Muitas vezes as espigas são eliminadas assim que surgem para que a folhagem permaneça compacta e exuberante.

Contraindicações. O Coleus Forskohlii deve ser evitado em casos de úlceras ou refluxo gastrointestinal devido ao potencial de causar um aumento de ácido estomacal. Não se sabe se é seguro tomar o extrato da planta durante a gravidez ou amamentação, portanto é melhor evitar.

As folhas do Coléus podem apresentar diversos tons de amarelo, vermelho, rosa, bronze, roxo, verde, marrom, podendo formar um degradeé de várias cores em uma mesma folha.

Acredita-se que a palavra Coléus, do nome científico Coleus scutellarioides, vem do grego antigo koleós, que significa “cobertura”. Provavelmente, esta palavra faz alusão à forma de organização de suas folhas multicoloridas, que se sobrepõem uma na outra.

Tomar 01 cápsula meia hora antes do almoço e jantar. O uso por crianças, gestantes e lactantes deve ser recomendado por um médico ou profissional habilitado.

* Folhas murchas, amareladas ou queda da folhagem indicam falta de umidade no ar, de regas ou ambas. Molhe o coléus e pulverize água a seu redor, com bastante regularidade no tempo mais quente.

Nome popular: coleus, tapete, coração-magoado.

Passos para transplantar flores:

  1. Escolha um vaso maior. O primeiro passo para transplantar flores é básico. ...
  2. Prepare o vaso com uma porção de terra para plantio. ...
  3. Retire a planta do vaso antigo e corte as raízes mortas. ...
  4. Transfira a planta. ...
  5. Regue e deixe-a no sol por dois dias.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

Deixe as flores em local arejado, distantes da luz direta do sol. Locais fechados e abafados fazem com que as flores murchem rapidamente. Se você quer aumentar a longevidade de seu arranjo floral ou buquê, prefira um local com boa luminosidade e bem ventilado.

Plantas e ervas que ajudam na espiritualidade

  • Lavanda. A lavanda é uma erva que trabalha com o nosso equilíbrio espiritual e com o rejuvenescimento. ...
  • Alecrim. Esta planta afeta a área da cabeça, eliminando aqueles pensamentos negativos ou aqueles pensamentos indesejáveis. ...
  • Gengibre. ...
  • Hibisco. ...
  • Calêndula. ...
  • Chá de rosas.

Coração magoado
Na “Doutrina dos sinais” é usada para tratamento de doenças do coração. Estudos farmacológicos mostraram que essa planta tem efeito cicatrizante e acelera o processo de reparação de ferida aberta em pele de rato.

Para propagar mudas de iresine, separe uma estaca média e retire todas as suas folhas. Deposite o pedaço em um composto orgânico, verificando o seu desenvolvimento para o transplante. Realize esse processo em períodos de poda.

A paisagista explica que o local ideal para cultivar coração-magoado é no sol pleno ou meia-sombra, com exposição mínima de quatro horas de luz direta por dia. Portanto, ambientes externos são superindicados. Ao mesmo tempo, essa é uma espécie que gosta de ter seu solo sempre úmido.