O que fazer com 470 pontos no Enem?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Jornalismo: 470 a 725 pontos. Logística: 450 a 650 pontos. Medicina: 630 a 780 pontos. Nutrição: 455 a 705 pontos.

Notas de corte do Enem para ganhar bolsa de estudos
A menor nota de corte para ingressar no Ensino Superior em 2020, com relação ao Enem 2019, foi 450. Até mesmo o curso de Medicina teve uma nota de corte em todo o país de 470,38.

É possível fazer faculdade só com a nota da redação do Enem? Ter uma boa nota da prova de redação do Enem é importante para quem pretende conseguir uma vaga no ensino superior usando o Enem. No entanto, ter somente uma boa pontuação na redação e zerar ou tirar nota baixa nas questões objetivas não é o suficiente.

Cursos com menores notas de corte: Sisu
Os cursos com menores notas de corte no Sisu são: 700 a 750 pontos: Arquitetura, Administração, Matemática, Nutrição, Jornalismo e engenharias. 651 a 699 pontos: Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Serviço Social, Ciências Contábeis, Pedagogia e Fonoaudiologia.

Já quem teve 20 acertos ficou com nota entre 491 e 739 pontos. “É possível fazer menos da metade e ter em torno de 700 pontos. O aluno tem que se concentrar nas fáceis, que precisa acertar. Se errar as difíceis, a TRI vai tirar ponto, mas, se errar fácil, vai tirar muito mais”, avisa.

Os dados do terceiro (e último) dia de inscrições do Sisu 2022 apontam que os pontos de corte da UFR variam de 447,76 a 791,98 pontos. Veja informações sobre vagas, cursos e calendário da atual edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2022).

A mineira Luísa Lima Castro, 18, conquistou o primeiro lugar isolado no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. Sozinha, a estudante acertou todas as questões da prova e obteve nota máxima na redação, alcançando 100% no desempenho. A prova de conhecimentos gerais tinha 63 questões.

A redação vale mais 1000 pontos; Soma-se a nota da redação com a média das provas objetivas para calcular sua pontuação geral do ENEM.

Zerar na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode deixar você de fora da disputa por uma bolsa de estudos em faculdade particular ou vaga na universidade pública e impedir a contratação de financiamento estudantil.

Uma nota baixa no Enem não significa que você é insuficiente ou incapaz de entrar na faculdade. Uma nota baixa no Enem tem relação com a sua trajetória escolar, com sua forma de lidar com exames e com diversas outras variáveis que te afetam no período pré-prova e durante o exame.

Já a menor, Ciências da Natureza, 490,39. As notas do Enem, exceto da redação, são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método avalia a consistência das respostas dos participantes e, por isso, as notas máximas e mínimas variam a cada edição.

Mateus, é muito dificil tirar 450 pontos no Enem? Resposta - Não, é muito fácil. São cerca de 10 acertos em Matemática, 18 em Linguagens, 14 em Humanas e 14 em Natureza.

Financiar a faculdade
Para participar do processo seletivo do Fies, é preciso ter alcançado pelo menos 450 pontos na média geral das provas do Enem e nota maior que zero na redação.

3. Os participantes do Enem devem estar com os cabelos presos para realização das provas.

Como saber se fui bem no Enem? Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes.

Não dá para tirar zero nas provas objetivas do Enem
É o modelo adotado por exames e processos seletivos no mundo inteiro. Vamos entender melhor o porquê de não ser possível tirar zero nas provas objetivas do Enem. O objetivo da TRI é medir o grau de conhecimento do estudante a partir de uma escala de proficiência.

Confira algumas dicas para evitar zerar a redação do Enem:
Fuga total ou algum trecho deliberadamente desconectado do tema proposto. Desobediência ao tipo de texto dissertativo-argumentativo. Apresentar menos de oito linhas, qualquer que seja o conteúdo, ou menos de 11 linhas em Braille.

Ela é a menor pontuação possível exigida para ocupar a vaga de um curso. Se conseguir alcançá-la (ou superá-la!) até o fim do período de inscrições, seu ingresso está garantido e basta esperar a divulgação dos resultados pelo MEC. Por outro lado, não alcançar a nota de corte não elimina você imediatamente da disputa.

Não existe um número exato de acertos que garantem 700 pontos no Enem. Isso acontece devido ao método usado para corrigir as provas, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma modelagem estatística que considera dois fatores para gerar uma pontuação final: o grau da dificuldade da questão (fácil, médio e difícil)