O que fazer após receber a Eucaristia?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Após receber a hóstia, você receberá o sangue. Deixe a hóstia dissolver-se enquanto você aguarda sua vez. Tome um pequeno gole do cálice que for oferecido a você. A pessoa a segurar o cálice dirá: "O Sangue de Cristo".

Doxologia: Apesar do nome aparentemente ser difícil, se trata daquela oração em que o padre eleva o Corpo e o Sangue de Cristo e diz: “Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai Todo-poderoso na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre.”

Após ser colocada a Hóstia Consagrada, pegará com a mão direita e colocará na boca.

Deve levar em consideração que, se estiver de pé, precisa fazer um sinal de reverência antes de receber a Hóstia. Naquele momento, o sacerdote levanta a hóstia e diz "O corpo de Cristo", e o comungante deve responder "Amém".

Após a comunhão pode beber? Sim, desde que haja um tempo entre a recepção do Corpo e Sangue de Jesus e a ocasião na qual serão servidas bebidas alcoólicas.

Nesta participação na Rádio Aparecida, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta sobre o hábito de comer ou não a Hóstia. Mastigando a Sagrada Hóstia ou não, o que devemos garantir é que a engulamos, já que a Sagrada Eucaristia é o alimento espiritual, e, para recebê-lo, é necessário come-lo.

Ó Virgem Maria, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, glória do povo cristão, alegria da Igreja Universal, Salvação do mundo, rogai por nós e despertai em todos os fiéis a devoção à Santíssima Eucaristia, a fim de que se tornem dignos de comungar todos os dias.

Mas e a comunhão aos recasados, é doutrina ou disciplina? Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Mas qual é a explicação para a ausência do “amém” no Pai-Nosso da missa? É simples: não se diz “amém” porque a oração ainda não terminou. Depois de todos rezarem o Pai-Nosso até o “… mas livrai-nos do mal”, ao invés de dizer “amém”, o sacerdote continua a oração sozinho.

Não cruze as pernas. O ato de cruzar as pernas é considerado pouco respeitoso. O seu corpo deve expressar a sua devoção; A mesma pessoa não deve fazer a Leitura e o Salmo.

Quando isso acontece, não é para se assustar e muito menos entrar em pânico, ou num escrúpulo religioso achando que a Eucaristia foi profanada. Se a hóstia vier a cair no chão, isso não significa que houve a intenção de jogar o Corpo de Cristo no chão. Neste momento, o fundamental é manter a serenidade e o respeito.

Ó Senhor Jesus, ó Deus do meu coração, ó Pão vivo descido do céu para alimento da minha alma, tenho o maior e o mais sincero desejo de Vos receber, e de viver convosco. Oh! vinde à minha alma! Vós, Senhor, sois tão bom que dissestes: «Minhas delícias são viver e habitar com os homens».

A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio, etc.

Vestidos midi e conjuntos de duas peças - sejam calças ou saias - são as melhores opções para se vestir numa comunhão. Os vestidos alargados também são muito adequados para este tipo de evento, pois representam feminilidade e delicadeza. Além disto, eles ficam bem em todos os tipos de corpos.

Hoje é determinado uma hora de jejum antes da comunhão, que é chamado de jejum eucarístico. Caso as crianças ou pessoas debilitadas precisem tomar algum medicamento antes da comunhão, podem fazê-lo, mesmo usando água ou algum outro produto para ingeri-lo.

Isso pode parecerer para muitos que beber não é pecado, desde que a prática seja adotada com autocontrole e de forma comedida. Por outro lado, a embriaguez e o vício (considerados excessos) são, sim, considerados transgressões do ponto de vista religioso.

O teólogo e supervisor de orientação espiritual da Obra Evangelizar É Preciso, Paulo Pacheco, responde essa questão. Para ele, o cristão que não recebeu o Sacramento do matrimônio não só pode, como deve participar da Santa Missa e da vida ativa na comunidade.

O Catecismo da Igreja Católica (1338, nota 224) menciona que os fiéis, no mesmo dia, podem receber a Santíssima Eucaristia somente uma segunda vez. No Código, permite-se a possibilidade de comungar duas vezes ao dia sempre que o fiel participar de duas missas.

O pedacinho que ele coloca no vinho consagrado é sinal de unidade da Igreja; significa a Eucaristia que antigamente o bispo celebrava e enviava para a outras comunidades onde não havia Missa.

Algumas pessoas simplesmente acham que é um pão e mais nada, por isso não sentem nada além de farinha. Outras acreditam tanto que é Jesus, que dizem ter o gosto mais gostoso que já provaram.

A oração pessoal durante uma hora diante do Santíssimo Sacramento, estando ou não exposto, consiste basicamente nisso: acompanhar o Senhor em seus últimos momentos com o coração, buscando assimilar o seu amor. É uma hora para aprender de Jesus, agradecer seu sacrifício e corresponder ao seu amor.