O que fazer ao torcer o pulso?

Perguntado por: varruda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

O tratamento se baseia na mobilização do pulso com uma tala ou gesso, administração de medicamentos para dor, compressas de gelo e elevação do membro afetado. Em casos graves, em que os ligamentos foram completamente rompidos, o médico poderá indicar a cirurgia.

Os seguintes sintomas podem ocorrer:

  1. O pulso fica dolorido e inchado.
  2. Girar o pulso causa dor.
  3. O pulso pode parecer disforme.
  4. Às vezes, dormência na ponta do indicador ou dificuldade para juntar o polegar e o dedo mínimo.

A entorse, popularmente conhecida como torção, é um tipo de lesão que afeta os tecidos fibrosos que fazem a conexão de dois ossos na articulação. É comumente provocada por um movimento atípico, em geral, rotacional. Por isso, costumamos dizer que torcemos o tornozelo ou o pulso, por exemplo.

paracetamol) e antinflamatórios (ex. ibuprofeno) e a aplicação de gelo podem permitir aliviar a dor e reduzir a inflamação. Em alguns casos poderá ser útil o uso de ortóteses imobilizadoras ou talas para minimizar os movimentos do punho, promovendo a cicatrização ou reduzindo a inflamação das estruturas afetadas.

Entretanto, existem algumas regras básicas que podem ser aplicadas para qualquer tipo de munhequeira como não usá-las na hora de dormir, não apertar muito as hastes para proteger a sua circulação sanguínea e evitar vestir esses itens para saúde por cima de ferimentos ou lesões graves.

Sinais de tendinite do pulso

  1. Inchaço ao redor da articulação do pulso.
  2. Calor e vermelhidão dos tendões.
  3. Sensações de moagem (crepitação) com movimento dos tendões.
  4. O diagnóstico de tendinite do pulso é um feito procurando os sinais característicos desta condição.

O tempo em que o paciente deverá ficar imobilizado é em torno de 6 semanas. Dependendo do tipo da fratura, a imobilização inicial envolve o punho e cotovelo ou somente o punho. No tratamento com gesso é necessário retornos em série com radiografia para avaliar se a fratura se mantém na posição correta.

Os geles Voltaren contêm diclofenac, um potente anti-inflamatório de aplicação tópica na pele. São eficazes em certos tipos de dor nos pulsos e mãos, como quando é causado por lesões nos tecidos moles, como: tendões inflamados, rutura do ligamento, entorses musculares ou hematomas.

A torção, ou entorse, é a perda parcial da congruência articular. E a luxação é perda completa da congruência articular, seja ela de forma repentina ou duradoura”, resume o ortopedista Vinícius Magno.

E se eu não tratar? Uma das complicações temidas do entorse de tornozelo é a ocorrência de fraturas associadas. Caso não diagnosticadas a tempo o paciente terá seu processo de recuperação e retorno a atividades atrasado e há grande risco de desenvolver sequelas irreversíveis.

Complicações sérias de luxações requerem tratamento imediato. Sem tratamento, as complicações podem piorar, tornando-se mais dolorosas e tornando a perda de função mais provável. Além disso, algumas complicações, como a síndrome compartimental.

A dor no punho pode ser decorrente de algumas situações, entre elas: lesão traumática, decorrente de queda; estresse repetitivo, pois aqueles que realizam atividades repetitivas podem sofrer fraturas de estresse ou inflamações; síndrome do túnel cárpico; cisto sinovial (tumor benigno conectado na articulação sinovial ...

Entre os sintomas de luxação, podemos destacar:

  1. dor forte e intensa na articulação;
  2. dificuldade de movimentar a articulação;
  3. inchaço no local afetado;
  4. mudanças no formato da articulação (pode ficar mais inchada ou mais torta, por exemplo);
  5. hematomas, dependendo da causa da luxação.

O ideal é para após uma hora e meia no máximo, dar uma levantada, se espreguiçar. Faça uns alongamentos, de forma que você faça uma nutrição nas articulações um relaxamento muscular”, ensina a pesquisadora Iracema Ferrigno.

As contusões podem ser tratadas com gelo e anti-inflamatórios e normalmente a dor e o inchaço se resolvem em 2-3 dias, sem necessidade de imobilização. Já os traumas indiretos ou entorses provocam ruptura de grau variável dos ligamentos que estabilizam as articulações.

Os principais sintomas do punho aberto são:

  1. Dor suportável mas constante no punho;
  2. A dor fica mais intensa ao realizar movimentos ou esforços;
  3. Região do punho fica muito sensível;
  4. Há redução da força na mão;
  5. Existe o aparecimento de inchaço e edema no punho;
  6. Diminuição da sensibilidade e formigamento dos dedos.

O pulso aberto é uma expressão muito comum, usada para se referir a dores, lesões e tendinites na região do pulso. Ela costuma aparecer quando exercemos força para agarrar algum objeto ou excesso de força.

Continuar lendo É torcer ou torcer?