O que fazer antes de tomar anestesia?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

O jejum antes da anestesia é muito importante. Devemos estar de estômago vazio, para evitar que possíveis reflexos de vômito façam com que a gente vomite, com risco de enquanto estiver sob efeito de sedação, 'respirar' o próprio vômito.

Procure descansar e relaxar
Rodeie-se de pessoas encorajadoras, sábias e reconfortantes. Exercícios de respiração e relaxamento proporcionam benefícios bem-vindos para aqueles cujas mentes correm ou acham difícil relaxar e abraçar a paz.

5 cuidados para o seu pré-operatório

  1. Diálogo com o médico. O primeiro passo, claro, é um diálogo com o seu médico para avaliar o seu caso e saber quais alternativas de procedimentos são mais adequadas à sua condição física. ...
  2. Identificação de possíveis fatores de risco. ...
  3. Hidratação. ...
  4. Alimentação. ...
  5. Mudança de hábitos.

Quanto à ingestão de água, o Projeto ACERTO relata que pacientes autorizados a beber água até três horas antes do procedimento anestésico sentem-se menos ansiosos.

Não comer nada antes do procedimento é recomendado porque, com o corpo "desligado", o paciente não terá o reflexo de tosse ou deglutição e pode aspirar saliva ou conteúdo do estômago se regurgitar ou vomitar, como disse a anestesiologista Rosane Di Giuseppe .

Não faça depilação nos dias que antecedem a cirurgia (1 semana).

O paciente não deve ir de cabelo molhado pelo fato de a água pura possuir uma baixa quantidade de íons, ela não apresenta condução de eletricidade, funcionando como um isolante.

Oriento que a paciente não esteja usando absorvente interno durante o ato cirúrgico. E lembrem-se não use anticoncepcional no período pré-operatório com o objetivo de suspender a menstruação. Para esclarecer mais dúvidas, agende uma consulta.

Prefira anestesias mais confortáveis
Citamos, ao longo do artigo, que existem técnicas mais confortáveis para reduzir o medo de anestesia. Sendo assim, o ideal é que você procure um profissional que ofereça essas inovações e também aplique procedimentos modernos.

  1. Busque um profissional de confiança. ...
  2. Converse com outras pessoas que passaram pelo procedimento. ...
  3. Priorize histórias positivas. ...
  4. Avalie a estrutura da clínica. ...
  5. Tire todas as dúvidas. ...
  6. 8 thoughts on “Confira 5 dicas de como lidar com o medo de cirurgia

Respire profunda e lentamente quando sentir que a ansiedade está aumentando; Mantenha atividade física regular até o dia que antecede a cirurgia.

Na véspera da cirurgia:
Tomar banho no dia do procedimento antes de ir para o hospital auxilia a diminuir infecções no corte da cirurgia, porém não faça a depilação em casa na véspera, caso seja necessário, faça dias antes ou será feita no próprio momento da cirurgia após a anestesia.

Seu risco anestésico pode ser maior se você tem ou já teve alguma das seguintes condições: Alergias à anestesia ou histórico de reações adversas à anestesia; Diabetes; Doença cardíaca (angina, doença valvar, insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco prévio);

Os órgãos operados, no entanto, beneficiam-se de um efeito residual, eliminando a dor por um período mais prolongado”, orienta Dra. Monica Siaulys, anestesiologista chefe do Hospital e Maternidade Santa Joana. Esse período de espera deve variar de oito a dez horas.

Assim, a melhor maneira de alimentar-se antes da cirurgia é ingerir 3-5 porções de fruta e legumes todos os dias, principalmente grãos integrais (arroz integral, quinoa) e incluir uma proteína em todas as refeições. Recomendo fazer da água a sua bebida favorita e beber de 2 à 5 litros por dia.

Por quanto tempo duram os efeitos da sedação e anestesia geral depois da cirurgia? Depende muito do caso! Em média, após 24 horas da cirurgia, os efeitos terminam, já que os agentes das medicações acabam sendo eliminados pelo organismo.

O Jejum é importante porque quando é realizada a anestesia, os reflexos de proteção do estômago são afetados e todo o alimento e líquidos podem voltar e ir para os pulmões, causando uma pneumonia aspirativa, que é muito GRAVE.

Além disso, na maioria das cirurgias com anestesia geral é importante haver relaxamento dos músculos, fazendo com que a musculatura respiratória fique inibida. O paciente, então, precisa ser intubado e acoplado a ventilação mecânica para poder receber uma oxigenação adequada e não aspirar suas secreções.

Como vimos, pode fazer cirurgia menstruada. No entanto, é fundamental informar à equipe médica qualquer irregularidade no ciclo menstrual. Dessa maneira, além de garantir um procedimento seguro, você evita o agravo de complicações provenientes da falta de atenção ginecológica.

Elas são lindas e duráveis, mas você não vai querer estar com elas durante a cirurgia. Justamente por ser um material mais resistente, esse tipo de produto atrapalha a monitoração. Sabe o que é isso? É a forma como a equipe médica acompanha seus sinais vitais enquanto está sob efeito de anestesia.

Lembre-se sempre de utilizar roupas que não mostrem demais, confortáveis e os equipamentos de segurança (jaleco e pijamas cirúrgicos), mas sempre nos seus devidos locais. Com isso, você está protegendo os seus pacientes e também a você mesmo, impedindo a proliferação de germes.