O que fazer antes de fazer 18 anos?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

18 Coisas para fazer antes do 18 anos

  1. Trocar o piercing do nariz. ...
  2. Tomar um porre de vinho. ...
  3. Fazer dreads. ...
  4. Fazer pelo menos uma tatuagem. ...
  5. Doar Sangue. ...
  6. Fazer o segundo furo da orelha/Colocar piercing na orelha. ...
  7. Viajar só com amigos. ...
  8. Dar um beijo triplo/ficar com uma pessoa do mesmo sexo.

19 anos completos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos.

Geralmente o fim da puberdade ocorre por volta dos 18 anos de idade. É nessa fase que se percebe o fim do crescimento esquelético e também o completo amadurecimento do sistema reprodutor feminino e masculino.

18 anos completos

O novo Código Civil, que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, alterou a idade de referência para a maioridade, determinando que "a menoridade cessa aos 18 anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil" (art. 5º, da Lei n. 10.406/2002).

Ao atingir a maioridade civil o cidadão pode agir por conta própria, sem a necessidade da autorização dos seus pais ou de seus responsáveis. Por exemplo: pode tirar a carteira de habilitação, fazer compra e venda de imóveis, abrir uma empresa ou casar.

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos.

"O córtex pré-frontal, a região mais evoluída do nosso cérebro, a região responsável pela nossa regulação emocional, começa a amadurecer a partir dos 3 a 4 anos de idade. E o cérebro só fica completamente maduro por volta dos 25 anos de idade.

13 anos

Em meninas, a puberdade ocorre entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é o surgimento de mamas (broto mamário). Em meninos, ocorre entre 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele.

De acordo com a pesquisa feita por cientistas australianos, em vez da adolescência terminar nos 19 anos, vai dos 10 aos 24 anos. Isso porque, segundo os pesquisadores, algumas decisões que são tomadas estendem essa idade em mais cinco anos.

Por que a adolescência costuma ser uma fase desafiadora? Isso acontece porque a adolescência é aquele momento em que os sujeitos começam a construir sua própria opinião e sua forma de expressão, ou seja, sua identidade, questionando verdades que lhes foram impostas.

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério.

18 anos

2º, § único, do ECA). O novo Código Civil (Lei nº 10.406/02), em seu art. 5º, diminuiu a idade para aquisição da maioridade civil, de 21 para 18 anos.

14 anos

A puberdade começa, em média, entre os 12 - 14 anos e está completa quando termina o processo de desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários (masculinos e femininos) e se atinge a capacidade reprodutiva.

menores de 14 anos. agora 14 anos até 18 anos podem namorar. desde que os pais autorizem. ent o. com maiores de 14 anos os pais tem que autorizar.

Nossa lei penal estabelece uma idade mínima para relações íntimas, que é quatorze anos, nos termos do artigo 217-A do Código Penal .

No caso de menor relativamente incapaz (maior de dezesseis e menor de dezoito), não há uma proibição imediata, desde que haja o consenso de ambas as partes. Se o menor for absolutamente incapaz, mas for maior de quatorze anos, o consentimento dos pais é recomendado.

70 anos

Não existe idade máxima para o casamento civil, desde que os noivos estejam em plena capacidade de responder pelos seus atos. Vale lembrar que para maiores de 70 anos, o regime de bens obrigatório é a separação total de bens, determinado pelo Código Civil.

Com o advento da maioridade, cessa somente o dever de sustento, porém se mantém o parentesco, desaparecendo o dever, e, em regra, sem solução de continuidade, sendo mantida à obrigação alimentar em decorrência da relação de parentesco.

É na adolescência que a busca por autonomia, independência e a construção da própria identidade acontecem mais fortemente. Para que isto ocorra de forma saudável, acontece naturalmente um certo afastamento dos cuidados e controle dos pais.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do IBGE, para além dos índices sobre desempenho escolar, alimentação e atividades físicas, a saúde mental de jovens de 13 a 17 anos precisa de atenção.

Pressões sociais e estereótipos. Os jovens muitas vezes enfrentam pressões sociais para se encaixarem em determinados padrões de beleza, comportamento ou estilo de vida. Isso pode levar a problemas de autoestima e dificuldade em aceitar sua própria identidade.