O que fazer antes da comunhão?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

O Catecismo ensina que, para preparar-se convenientemente para receber este sacramento, os fiéis devem observar o jejum prescrito pela Igreja, ou seja, abster-se de tomar qualquer alimento e bebida desde uma hora antes da sagrada comunhão, com exceção de água e de remédios.

Quem vai receber a santíssima Eucaristia, abstenha-se, pelo espaço de ao menos uma hora antes da sagrada comunhão, de qualquer comida ou bebida, excepto água ou remédios.

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Não se confessar e ir comungar sempre é complicado. Pode esconder a presunção de ser imune do pecado. E a experiência do pecado faz parte de nossa condição humana. Comungar sempre sem buscar a purificação pela Confissão pode também esconder uma falta de consciência da importância do sacramento da Penitência.

A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessarmos. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc. É algo que nos deixa incomodados.

19. Porque não se pode confessar antes de fazer um caminho de preparação para a 1ª comunhão? Porque a confissão é um sacramento, assim como a comunhão e é preciso fazer uma preparação para recebê-lo.

O Padre não vai fazer perguntas sobre os mandamentos, nem sobre os sacramentos, nem sobre as leis da Igreja. A confissão não é um teste para saber se vocês podem comungar.

Mas e a comunhão aos recasados, é doutrina ou disciplina? Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Faça o jejum da Eucaristia.
Isso significa que você não pode comer ou beber nada pelo menos uma hora antes da Comunhão. Água e medicamentos não se aplicam ao jejum. Idosos e enfermos podem ser dispensados dele, desde que autorizados pelo padre.

APÓS COMUNGAR, NÃO CONVERSE.
Após comungar, volte ao seu lugar e fale com Jesus. Se não comungou, faça uma comunhão espiritual e converse com Ele, na intimidade do seu coração.

Oração para receber a Comunhão espiritual: “Creio ó meu Jesus, que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-Vos sobre todas as coisas e desejo-Vos possuir em minha alma. Mas como agora não posso receber-Vos sacramentalmente, vinde espiritualmente ao meu coração.

Alma de Cristo
Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Paixão de Cristo, confortai-me.

3. Confessar os pecados.

  • Clara: indicar qual foi a falta específica, sem acrescentar desculpas.
  • Concreta: referir o ato ou pensamento preciso, não usar frases genéricas.
  • Concisa: evitar dar explicações ou descrições desnecessárias.
  • Completa: sem calar nenhum pecado grave, vencendo a vergonha.

Após a Comunhão é preciso “estar com o Senhor”, sem pressa, no silêncio. Mas parece que o demônio arranca com muita pressa as pessoas da Igreja, para não fazerem a ação de graças. Neste momento, o Céu se faz presente em nossa alma; e é preciso vivê-lo. Santa Teresa dizia que “onde está a Majestade, está toda a Corte”.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

Por outro lado, faltar à missa por impossibilidade real de se fazer presente não pode ser igualado ao primeiro caso, não estando vedado o direito de comunhão na missa seguinte.

E para isso, o primeiro passo é fazer o bom exame de consciência. Aliás, o exame de consciência não precisa ser feito apenas para a confissão, mas ao cair da tarde, à noite, antes de dormirmos, podemos fazer essa reflexão e pedir a Deus por nossas faltas, antes de descansarmos.

Aqui no Brasil, casais que vivem juntos sem contato sexual, isto é, como irmãos, podem comungar. De outra maneira, normalmente não.

Ao sentar-se ou ajoelhar-se diante do padre, faça o sinal da cruz e você pode dizer: “Perdoe-me, padre, pois eu pequei. Faz _____ (escrever quanto tempo não se confessa) desde a minha última confissão. Estes são meus pecados (podem ser escritos): O padre é bem compreensivo durante a confissão.