O que fazem os umbandistas?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 25 de maio de 2023
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Os umbandistas, em seus rituais, tocam batuques e cantam cânticos sagrados em português, além de receberem incorporações (por meio dos médiuns) das entidades, que têm o poder de curar, aconselhar, avaliar e modificar a vida das pessoas.

As pessoas podem fazer oferendas, passar o dia, e o espaço tem área de lazer, vestiário feminino, masculino. Há variedade de comida nas oferendas. Nas cerimônias, uma longa preparação em terra firme e uma parte final na água, quase sempre embalada por um canto e o ritmo das palmas.

O umbandista não tem recursos práticos, litúrgicos e religiosos para prejudicar uma pessoa. Não há práticas dentro da religião que ora faça o bem e ora faça o mal. Não há ferramentas para fazer mal às pessoas. Qualquer prática que faça mal a alguém não é umbanda.

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.

Não comer carne, não consumir bebida alcóolica e não ter nenhuma espécie de conjunção carnal. Vamos começar falando sobre esses três primeiros. O primeiro preceito: não comer carne 24 horas antes do trabalho.

A Umbanda é uma religião eminentemente espiritista e espiritualizadora. Portanto, a fé professada pelos seus praticantes, médiuns em sua maioria, exige uma crença forte em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o plano material.

Por religiões de matriz africana devemos compreender o Candomblé, o Batuque, o Omolokô, a Santeria e a Umbanda. A pratica do sacrifício de animais é encontrada em todas estas religiões com exceção da Umbanda, para qual esta pratica é raramente encontrada .

Origem da umbanda
A umbanda é uma religião surgida nos subúrbios do Rio de Janeiro. Em 15 de novembro de 1908, Zélio Fernandino de Moraes, nascido em São Gonçalo/RJ, teria incorporado o Caboclo das Sete Encruzilhadas. Este espírito o teria ajudado a criar a religião de Umbanda.

Então assim, tem vezes que lá no terreiro começa às quatro horas, sempre toda gira, tem vezes que termina sete e meia, oito horas, tem vezes que termina dez horas, dez e meia.

AO SACRIFÍCIO DE ANIMAIS NESTES RITUAIS
Costumava dizer que o “sangue” a ser derramado nos rituais deveria ser a seiva da natureza, afinal, os animais têm alma, sentem dor e são nossos irmãos. Este é o verdadeiro Candomblé que cultua irmã Natureza. A Umbanda Pura ou Esotérica não pratica imolação animal.

a cor preta atrai as energias negativas. quem frequenta quem é de terreiro sabe disso. tem essas regras quem vai em terreiro.

não existe idade mínima. e nem máxima para entrar na umbanda. crianças já podem nascer dentro da umbanda. o que acontece é a diferenciação entre os trabalhos.

Informações do produto

  • Trono da Fé- Oxalá e Orixá Logunã
  • Trono do Amor- Oxumaré e Oxum.
  • Trono do Conhecimento- Oxossi e Obá
  • Trono da Justiça- Xangô e Egunitá (ou Oro Iná)
  • Trono da Lei- Ogum e Yansã
  • Trono da Evolução- Obaluaê e Nanã
  • Trono da Geração- Omulu e Yemanjá

A criança passa a se identificar com o modelo que sua família umbandista segue, partilhando crenças e costumes, participando ou não dos rituais e festas especiais; brincando e conversando com as entidades, aprendendo e armazenando informações que vão moldar um comportamento social coerente e aceito pelo grupo.

“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.

Conheça quem são os Guias espirituais na Umbanda e como interpretar seus nomes e identificar sua missão: Maria Mulambo, Tranca Rua, Veludo, Tiriri, Sete Rosas, todos os nomes têm um significado.

Estar com o corpo sujo em um ritual é considerado falta grave, como ele sublinha: Na religião da gente, se você fizer sexo, você não pode participar do ritual, [...] a pessoa está de corpo sujo! De alma suja.