O que faz uma pessoa ser infiel?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Infidelidade: raiva e baixa autoestima, os principais motivos. Para realizar o estudo, os pesquisadores entrevistaram 495 pessoas que confessaram já ter traído a outra metade. A análise revelou oito motivações principais, a maioria das quais não envolvia sexo, ao contrário da crença popular.

As razões que levam a esse tipo de problema emocional são várias. Segundo o terapeuta sexual e urologista Celso Marzano, a lista pode envolver: a sensação de perigo, a sensação de poder, vingança, necessidade de autoconfiança, vaidade, insatisfação e carência.

A pessoa que trai não está preocupada em atender ou renovar a sua relação com você e entrega-se a essa nova aventura, sem remorsos. Sobrevém o tédio, a perda de interesse, a comunicação falha, a solidão etc.

“A traição é o rompimento de um acordo. Isso envolve a quebra de algo que foi combinado entre as pessoas envolvidas. Não quer dizer que a traição seja necessariamente sexual, ela pode ser financeira, moral, etc”, diz a psicóloga Renata Soifer Kraiser. “Não há uma regra para o que é o começo da traição.

A pessoa traída pode ser comparar com o outra pessoa que foi objeto de traição, e se não sabe quem é pode ser pior pois sua imaginação pode faze-la sentir-se inferior, feio, sem graça, menos inteligente, etc..

Alguns sinais de traição clássicos ainda são muito evidentes, como preocupação excessiva com bem-estar do companheiro ou companheira. Flores e presentes sem motivo, surpresas e até mesmo curiosidade sobre os caminhos e compromissos nos próximos dias também costumam ser sinais de traição.

Críticas constantes e observações que antes não eram feitas podem ser uma forma de tirar a atenção de si mesmo ou culpar a parceira pelo comportamento infiel. Ao evitar atender ligações quando a parceira está por perto, os homens que traem estão mostrando que há algo a ser escondido.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram.

É possível amar uma pessoa e trair ao mesmo tempo? Definitivamente, não é porque uma pessoa é infiel com a outra que ela não a ama. Porém, esse é um ato de falta de respeito com a pessoa que está sendo traída.

Pesquisa aponta as profissões dos homens que mais traem

  • 1º – Profissionais de TI e engenheiros. ...
  • 2º – Profissionais que trabalham com finanças. ...
  • 3º – Homens que atuam na área da educação. ...
  • 4º – Médicos. ...
  • 5º – Advogados.

Uma das razões mais comuns para a infidelidade por parte dos homens é a rotina sexual. Quando isso acontece é muito comum que eles não deixem suas parceiras para não perder a estabilidade econômica, social e emocional que já conquistaram. Em resumo: eles já têm o que precisam. Passar por um divórcio não é fácil.

GQ: É possível superar de verdade um ato de infidelidade? MÁRCIA ATIK: Sim, é possível. Podemos reforçar que o esquecimento e a retomada da confiança dependem de um investimento do casal. A infedelidade possui contornos que vão além da traição.

De acordo com um levantamento do site de encontros extraconjugais Ashley Madison, a região que mais trai é Brasília (DF). O ranking Terra e Paixão elencou as 20 cidades brasileiras nas quais a infidelidade corre solta. A capital federal encabeça a lista, seguida pela vizinha Goiânia (GO).

Dica da especialista
De acordo com a profissional, a ferida causada pelo ato da traição demora um tempo para cicatrizar, pois a pessoa traída passa pelas 5 fases do luto que são, na seguinte ordem: Negação. Raiva. Barganha/negociação.

Apesar de envolver muita dor e sofrimento, é possível superar uma traição. É comum identificarmos esse comportamento como irreversível e, também, responsabilidade da pessoa traída por estar “faltando” em algum ponto da relação.

Demonstre empatia pelo que o seu companheiro fez.
Ele se sentirá mais seguro se souber que você entende a atitude dele, o que fará com que ele tenha uma maior probabilidade de confessar. Retire a pressão das costas dele. Fale algo que demonstre que você entende o que ele fez.

Mas entre as alterações de comportamento comportamento do homem que trai e tem outra as maiores são: Parou de prestar atenção em você, elogiar, conversar, discutir ideias e até mesmo atividades da rotina de vocês não agradam mais a ele. Preocupação excessiva com aparência.

O fato de o seu marido não te procurar mais pode significar que ele simplesmente não te ama ou não te acha atrativa. Em qualquer dos casos, é uma demonstração clara que de ele não deseja mais seguir com você. E se ele quer algo diferente, o divórcio pode ser uma das únicas saídas possíveis.

As pessoas que sofrem desta condição são chamadas de traidores compulsivos, isto é, que não conseguem controlar impulsos de infidelidade. Isso independe de quem a pessoa esteja se relacionando no momento, ou seja, nesses casos é realmente a pessoa vítima dessa infidelidade crônica que não consegue ter uma relação fiel.