O que faz uma pessoa mudar de personalidade?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Alguns especialistas, incluindo a psicóloga Carol Dweck, acreditam que mudar os padrões de comportamento, hábitos e crenças que estão sob a superfície dos amplos traços de personalidade (por exemplo, introversão, amabilidade) é a verdadeira chave para a mudança de personalidade.

Transtorno de personalidade é um conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por desvios de comportamento bem rígidos e mal ajustados que prejudicam a forma que o paciente lida com seus impulsos e com as pessoas ao redor. O problema é dividido em três grupos principais que possuem características semelhantes.

No transtorno dissociativo de identidade, anteriormente denominado transtorno de personalidade múltipla, duas ou mais identidades se alternam no controle da mesma pessoa.

7 ou 14 anos

A personalidade é formada na primeira infância, até os 2, 7 ou 14 anos, dependendo da linha de pesquisa. De acordo com Holland, ela é fruto da genética, das experiências nessa fase da vida e a influência das figuras parentais. Em síntese, o importante é que na vida adulta a personalidade está formada.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo. As teorias de traços de personalidade há muito tentam definir exatamente quantos traços de personalidade existem.

O caráter é formado por traços morais de um indivíduo que determinam a forma contante de uma pessoa agir e reagir. Já a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

Quando a personalidade é preocupante
Pessoas com essas condições são caracterizadas por serem inflexíveis, acentuadas, mal adaptativas e carentes de autorreflexão, prejudicando relações e causando sofrimento.

Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.

Já a personalidade forte pode ser definida por um temperamento marcante. Em geral, são pessoas que não passam despercebidas no convívio com outros. Defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão. Normalmente, são pessoas independentes, objetivas e determinadas.

Os psicopatas são o tipo mais perigoso do transtorno de personalidade antissocial e compreendem 1% da população mundial.

Relacionamento – quem tem transtorno de personalidade é, geralmente, incapaz de estabelecer relacionamentos íntimos e estáveis com outras pessoas. A pessoa pode ser insensível, se isolar ou não ter empatia e também pode ter medo de abandono e necessidade de atenção. Familiares e amigos, frequentemente, a acham confusa.

Caracterizada por mudanças repentinas e intensas de sentimentos, além de comportamentos instáveis, o Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) é uma doença mental grave caracterizada por extrema instabilidade de humor, afetos, autoestima, relacionamentos e comportamento.

Transtorno de personalidade narcisista
Esta é uma das condições mais conhecidas popularmente. Há muitos retratos da personalidade narcisista em produções culturais e, embora algumas características estejam de acordo, muitas são potencializadas. O narcisista tem mania de grandiosidade e necessidade extrema de adulação.

A psiquiatria e a psicanálise explicam que o surgimento das múltiplas personalidades funciona como um mecanismo de defesa, a fim de escapar de uma situação de estresse ou trauma. Assim, a personalidade do paciente se fragmenta, ou seja, sofre uma dissociação do unificado e forma um novo alter.

Os psicólogos chamam o processo de mudança que ocorre à medida que envelhecemos de "maturação da personalidade". É uma mudança gradual e imperceptível que começa na nossa adolescência e continua até pelo menos a nossa oitava década no planeta.

A partir das respostas dos questionários, os especialistas apontaram os cinco traços básicos de personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura a novas experiências, simpatia e conscienciosidade.