O que faz uma pessoa morrer de velhice?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Nos tempos atuais, no Reino Unido, as causas principais de morte são demência, Alzheimer, doenças cardíacas, câncer, covid-19 e condições cerebrovasculares, como derrames. Doenças respiratórias também figuram no topo, com influenza, pneumonia e condições respiratórias aéreas crônicas, como asma.

E, quando chegamos nos 60 ou 70 anos, as chances de falecer dobram a cada oito anos. Se você for sortudo o suficiente para viver 100 anos, suas chances de chegar ao próximo aniversário são de 60%", diz o relatório.

Além das doenças do aparelho circulatório, destacam-se as neoplasias entre os dados de mortalidade de idosos, especialmente da mortalidade precoce. Juntas, tais causas foram responsáveis por mais de 55% e 45% dos óbitos de indivíduos de 60 a 69 e 80 anos ou mais do presente estudo, respectivamente.

Alguns indicativos de morte óbvia são claros ou evidentes o suficiente para que não restem dúvidas sobre a situação, como livor mortis e presença de manchas hipostáticas, decapitação, esmagamento de crânio com perda de massa encefálica e ausência de pulso central, carbonização, segmentação do tronco e decomposição.

Quase a metade relata não lembrar de nada. Pouco mais de 40% relatam memórias detalhadas, como ver plantas ou pessoas ou sentir um medo intenso. Cerca de 9% relatou fenômenos compatíveis com experiências de quase morte.

No país, a maior quantidade de óbitos mal definidos concentra-se na faixa de 60 de idade e mais; isto é, representa 67,2% das mortes por causas mal definidas, segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM) referentes a 2005.

A sororoca (também conhecida como ruído da morte ou “death rattle”, em inglês) consiste em uma respiração ruidosa, causada pelo acúmulo de secreções no trato respiratório superior.

Podemos destacar uma gama de sinais/sintomas que enfrentaremos nesta ocasião, a depender de maneira individual da doença de base e das comorbidades do paciente: fraqueza e fadiga com diminuição das atividades sociais; diminuição da alimentação por via oral; imobilidade e maior dependência para atividades básicas; ...

Ainda segundo a Agência Brasil, as mortes por causas naturais resultam de doenças ou de mau funcionamento do organismo. Podem ser classificadas assim, mortes por doenças respiratórias, como a covid-19 ou pneumonia.

Sobre a primeira causa, observa-se que os longevos têm uma proporção duas vezes maior que os idosos mais jovens, enquanto estes possuem uma proporção cerca de duas e três vezes maior de óbitos por doenças do aparelho digestivo e causas externas, respectivamente.

Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

É isso mesmo. Ele pode chegar muito antes da partida de alguém que amamos. Nós chamamos essa opção de luto antecipatório ou antecipado. Quando a morte parece estar no horizonte e já se torna uma possibilidade, nossa tendência natural é começar a pensar cada vez mais na sua ocorrência.

Os olhos ganham uma tonalidade amarelada e uma aparência cristalina. Se a pessoa morreu recentemente, a pele fica pálida, com uma tonalidade azul e com aparência marmorizada nos ombros e peito.

O Zohar ensina que 30 dias antes de a pessoa morrer a alma começa a sair do corpo. A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.

Embora isso possa ser assustador e perturbador, não significa que haja algo de errado com você. Depois que alguém morre, é normal vê-lo ou ouvi-lo. Algumas pessoas também relatam sentir o cheiro ou o calor de alguém próximo a elas, ou apenas sentem uma sensação muito forte de sua presença.

Esse processo é praticado para que secreções e sangue não sejam liberados durante o velório.

73. O que é, o que é: não tem vida, mas pode morrer? Resposta: a bateria.