O que faz uma pessoa ficar viciada em tecnologia?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A dependência digital começa quando se usa a internet como uma válvula escape da realidade. A pessoa começa a ter uma preocupação excessiva em ficar conectado, e em seu cérebro, a sensação de prazer que a liberação de dopamina promove a cada novo like nas redes sociais vai transformando o hábito em vício.

O transtorno é caracterizado pela falta de habilidade de controlar o uso da tecnologia – em qualquer de suas formas - quando esse uso já causa impacto negativo nas principais áreas da vida do indivíduo, ou seja, quando impacte relacionamentos interpessoais, saúde física, desempenho acadêmico ou desempenho no trabalho.

A dependência digital ocorre quando um indivíduo passa a desvincular-se da sociedade para permanecer mais tempo em frente a um computador.

Como ocorre com um viciado em álcool ou em drogas, o doente desenvolve uma tolerância que, nesse caso, o faz ficar on-line por uma eternidade sem se dar conta do exagero. Ele também sofre de constantes crises de abstinência quando está desconectado, e seu desempenho nas tarefas de natureza intelectual despenca.

A dependência digital começa quando se usa a internet como uma válvula escape da realidade. A pessoa começa a ter uma preocupação excessiva em ficar conectado, e em seu cérebro, a sensação de prazer que a liberação de dopamina promove a cada novo like nas redes sociais vai transformando o hábito em vício.

Existem muitos fatores que levam uma pessoa a desenvolver um vício: desequilíbrio emocional, necessidade de ser aceito, baixa autoestima, insegurança, busca por status ou influência do comércio e da mídia.

Embora ficar longe dos smartphones seja um desafio para muitos, é possível diminuir o tempo de uso dos dispositivos com algumas dicas. Bloquear notificações de apps, usar aplicativos de gerenciamento de tempo e ativar a função "Hora de Dormir" estão entre as estratégias para passar menos horas em frente às telas.

8 truques do dia a dia que vão mudar a sua vida

  1. 1 - Elimine momentos de ócio. ...
  2. 2 - Use a tecnologia a seu favor. ...
  3. 3 - Não conte apenas com a força de vontade. ...
  4. 4 - Desligue tudo antes de dormir. ...
  5. 5 - Comece aos poucos. ...
  6. 6 - Desligue notificações. ...
  7. 7 - Planeje pequenas pausas.

Outros sinais, mais característicos como consequências dos primeiros, envolvem mentir sobre o tempo gasto online, irritabilidade constante, depressão e prejuízos às interações sociais e familiares, bem como às atividades profissionais. Leia também Vício em internet: Identifique sintomas da dependência.

5 sinais de que você pode estar viciado:

  • Não tem mais controle sobre a busca ou não consegue parar de usar/fazer algo;
  • Aumento do consumo ao longo do tempo;
  • Tolerância menor a cada vez que usa;
  • Sinais de abstinência quando para o consumo;
  • Ter um padrão disfuncional que traga prejuízo à sua rotina diária.

Umas das possíveis causas da dependência digital é adolescência conturbada, evitação de problemas e problemas psicológicos, além de fatores ocultos. Os jovens sofrem por constante mudança, tendo como exemplo da puberdade.

Como não deixar que as redes sociais atrapalhem seu relacionamento e convívios sociais

  1. Entrem em acordo para não usarem as redes durante as refeições. ...
  2. Determine horários para os dois. ...
  3. Estabeleça limites para o uso da internet. ...
  4. Separe um tempo para a cultura. ...
  5. Seja sincero com você mesmo.

“O celular ativa continuamente o Sistema de Recompensa, estrutura do cérebro que recebe toda atividade prazerosa. Esse estímulo constante é o que gera dependência, em um processo similar à atuação de drogas ilícitas”, diz o psicólogo e professor da Uninter, Ivo Carraro.

E, assim como o cigarro ou outros vícios, o uso constante do celular também pode se tornar uma dependência. Tudo isso é um processo químico, que ocorre dentro do nosso cérebro através da dopamina. Estimulado por comentários e curtidas, o neurotransmissor é liberado, provocando prazer e satisfação.

Navegar pela rede pode causar mudanças cerebrais agudas nas áreas cognitivas, afetando as relações sociais e a memória. Você tenta se concentrar em algo, seu cérebro se recusa a cooperar e antes que perceba, você está novamente olhando a tela do seu celular.

A cocaina é vício compensatório neuroquimico (induzido), por isso é mais difícil de parar.