O que faz uma pessoa ficar estressada?

Perguntado por: amodesto . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, situações de vida, doenças, álcool, drogas, acidentes, correria, insegurança, dificuldades com chefes, colegas, carro quebrado, Marginal parada, etc., fazem nosso corpo produzir excesso de dois hormônios, Adrenalina e Cortisol.

A crise nervosa deriva-se de um estado emocional alterado, um descontrole emocional não necessariamente patológico. Todavia, é um termo genérico que pode acontecer a um indivíduo que esteja passando por momentos difíceis em sua vida ou com grande ansiedade por questões pessoais, familiares e profissionais.

O estresse emocional consiste em reações físicas e psíquicas diante de situações inesperadas e, geralmente, negativas. Isso acontece porque o organismo interpreta essas situações como um sinal de perigo, liberando cortisol e adrenalina, hormônios que deixam o corpo em alerta ou pronto para a “fuga”.

Os ansiolíticos são medicamentos indicados para a ansiedade, objetivando a sua diminuição, e atuam no organismo diretamente nas áreas responsáveis para o controle da ansiedade e do estado de alerta, promovendo sensação de relaxamento. “São também chamados de tranquilizantes e calmantes.

Como controlar a irritabilidade?

  1. Decida como você deseja reagir. É possível definir como você desejaria reagir às situações irritantes. ...
  2. Procure uma distração. Quando sentir-se irritado, busque modificar o objeto de sua atenção. ...
  3. Desapegue-se do controle. ...
  4. Faça exercícios de respiração profunda.

Para evitar o nervosismo, técnicas de relaxamento, meditação e yoga são boas aliadas. Além disso, não há remédio mais eficiente do que jogar conversa fora – momentos de descontração são cruciais para manter a sanidade em dia, e quem sabe até previnam a irritação desmedida com coisas pequenas.

Qual é o melhor chá para estresse?

  1. Chá de camomila. ...
  2. Chá de erva-doce. ...
  3. Chá de erva-cidreira. ...
  4. Chá de capim-limão. ...
  5. Chá de maracujá ...
  6. Chá de lavanda. ...
  7. Chá de valeriana.

Cansaço, prisão de ventre e dor de cabeça costumam provocar falta de paciência e irritabilidade. Isso vale também para a abstinência química e a reação a medicamentos. Já quando se fala em causas do mau humor feminino, não podemos deixar de citar a TPM (tensão pré-menstrual) e a menopausa.

Diferenças entre a ansiedade e o nervosismo
O nervosismo é temporário e se resolve assim que o estresse vai embora, podendo ser controlado. Por outro lado, os transtornos de ansiedade são transtornos psiquiátricos que se desenvolvem a partir de sintomas complexos incluindo genética, química cerebral e eventos da vida.

O transtorno explosivo intermitente (TEI) é uma condição psicológica que consiste em constantes explosões de raiva e comportamentos agressivos. Indivíduos com essa condição não conseguem controlar os seus impulsos violentos e descontam a sua frustração em objetos ou em outras pessoas.

O esgotamento mental se mostra quando a pessoa atinge o limite de suas emoções. Esse processo de exposição a situações constantes de tensão, pode levar o indivíduo a outros tipos de transtorno, como ansiedade generalizada ou até depressão.

Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.

O ritmo cardíaco é elevado assim que o instinto de “lutar ou fugir” é ativado para que o sangue circule rapidamente pelo corpo. O resultado desse processo são palpitações e dores no peito. Se a ansiedade é constante, o risco de desenvolver hipertensão e patologias cardíacas é maior.

Principais Sintomas Emocionais:

  1. Instabilidade do humor.
  2. Irritabilidade.
  3. Agitação, incapacidade de relaxar.
  4. Sentindo-se sobrecarregado.
  5. Sentimento de solidão e isolamento.
  6. Depressão ou infelicidade geral.

As doenças emocionais, apesar de seu caráter de manifestação física (no corpo), também podem apresentar sintomas psicológicos, que podem incluir ansiedade, irritabilidade, impaciência, fadiga, cansaço, tristeza, perda de prazer e falta de interesse em atividades diárias.

Fazer refeições balanceadas, limitar álcool e controlar a ingestão de cafeína, além de praticar exercícios físicos e dedicar o número de horas adequado ao sono são medidas eficientes para equilibrar o corpo fisicamente e quimicamente. Com o corpo equilibrado fica mais fácil lidar com o estresse.

A acupuntura, meditação, yoga e caminhada são alguns remédios naturais comuns para a ansiedade. Quando você estiver muito apreensivo, também pode fazer chás calmantes, como camomila, cidreira, alfazema e erva de são-joão.

Chá de Erva-Doce
O preparo é extremamente simples: para uma xícara de 250 ml, misture uma colher de chá de erva-doce e água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, depois coe e sirva.

Distimia. Conhecida também como “a doença do mau humor”, a distimia é uma espécie de depressão de forma crônica e muito incapacitante, tendo como um dos seus principiais sintomas a irritabilidade diária.

A irritabilidade pode estar vinculada a uma série de causas, como distúrbios do sono, dor de cabeça, crise de abstinência (de cigarro, bebidas alcoólicas, etc.), síndrome de burnout, além, é claro, da ansiedade.