O que faz uma pessoa aceitar qualquer tipo de suborno?

Perguntado por: arebelo5 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Sempre que se está diante de uma situação de suborno se deve considerar: a prudência, a honestidade, autenticidade (não quebrar protocolos), a responsabilidade. Se você consegue convidar esses quatro princípios à sua tomada de decisão eles te blindarão contra uma atitude do suborno no âmbito ético.

Suborno é um ato ilícito que consiste na ação de induzir alguém a praticar determinado ato em troca de dinheiro, bens materiais ou outros benefícios particulares. No âmbito do Direito, o suborno está tipificado como crime de corrupção no Código Penal Brasileiro.

Quais são os tipos de corrupção mais comuns no Brasil?

  • Corrupção ativa. Como o próprio nome já diz, é a forma ativa da corrupção, prevista no artigo 333 do Código Penal brasileiro. ...
  • Corrupção passiva. ...
  • Corrupção necessária. ...
  • Corrupção preditiva. ...
  • Corrupção lateral. ...
  • Fraude de identidade.

O Suborno desestimula o Engajamento e a Cultura da Qualidade
Você só NÃO foca na Qualidade quando você NÃO precisa melhorar seus processos para crescer ou para vender mais.

Que não aceita suborno: 1 digno, correto, íntegro, honesto, reto, honrado, incorruptível, incorrupto, justiceiro, probo.

Brasil. A palavra não consta no Código Penal Brasileiro mas sua prática é classificada como um crime de corrupção: quem paga a propina está cometendo corrupção ativa, segundo o artigo 333, e quem recebe está fazendo corrupção passiva, definida no artigo 317.

Um exemplo de corrupção ativa é oferecer dinheiro ao guarda de trânsito para que ele não lhe dê uma multa (ou seja, suborno). Note que o simples ato de oferecer o suborno ao guarda já configura o crime de corrupção ativa, independente de o guarda aceitar ou não tal oferta.

Art. 337-B. Prometer, oferecer ou dar, direta ou indiretamente, vantagem indevida a funcionário público estrangeiro, ou a terceira pessoa, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício relacionado à transação comercial internacional: Pena – reclusão, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa.

Que se distrai facilmente: 1 absorto, abstraído, abstrato, aéreo, alheado, alheio, ensimesmado, sonhador. Que não presta atenção ao que faz: 2 ausente, desatento, descuidado, desleixado, desligado, desmazelado, esquecidiço, esquecido, negligente, relapso, relaxado.

Significado de Distraído
adjetivo Desatento; que se distrai facilmente; que não consegue prestar atenção por muito tempo; que afasta o pensamento com facilidade; que está repleto de distrações: aluno distraído. Etimologia (origem da palavra distraído). Part. de distrair.

Práticas de como evitar corrupção

  1. Tenha um código de conduta. ...
  2. Invista em canais seguros de comunicação. ...
  3. Implemente um canal de denúncias. ...
  4. Ofereça treinamento especial. ...
  5. Invista em práticas de compliance. ...
  6. Tenha parceiros confiáveis. ...
  7. Crie um comitê de ética. ...
  8. Preste atenção nos contratos.

É o artigo 333 do Código Penal que o define: “oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício“.

Jorge Luis Borges: “O que é o céu se não um suborno, e o que é o inferno se não uma ameaça?”.

O suborno, também referido no Brasil como propina, é a prática de prometer, oferecer ou pagar a uma autoridade, governante, funcionário público ou profissional da iniciativa privada qualquer quantidade de dinheiro ou quaisquer outros favores (desde uma garrafa de bebidas, joias, propriedades ou até hotel e avião em ...

Comete a corrupção ativa aquele que oferece ou promete vantagem indevida a um funcionário público, visando que este pratique, omite ou retarde um ato de ofício, aumentando-se a pena em 1/3 se o ato de ofício realmente seja praticado, omitido ou retardado com infração ao dever funcional.

O conceito de corrupção é amplo, incluindo as práticas de suborno e de propina, a fraude, a apropriação indébita ou qualquer outro desvio de recursos por parte de um funcionário público.

Dinheiro, presente ou vantagem que se oferece a uma testemunha para que ela dê testemunho falso ou que se oferece a um juiz a fim de que ele torça a justiça (#Sl 26.10).

A Bíblia proíbe expressamente a entrega ou aceitação de subornos ou 'ofertas': Êxodo 32:8 Também suborno não aceitarás, pois o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos. Provérbios 29: 4 Pela justiça o rei estabelece a terra, mas o amigo de subornos a transtorna.

O crime de corrupção ativa, oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício, é punido com reclusão, de dois a 12 anos de prisão e ainda o pagamento de multa. O crime é citado no artigo 333 do Código Penal Brasileiro.