O que faz uma locomotiva a vapor parar ou recuar?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Esse sistema tem uma serpentina interna ligada ao sistema elétrico do trem, usada para manter a areia aquecida e seca. Uma conexão pneumática usa ar comprimido para soprar areia direto nas rodas, aumentando imensamente o atrito quando necessário, evitando que as rodas derrapem, gerando mais tração.

Mas e aquela fumaça que sai pela chaminé, responsável por dar o apelido de Maria Fumaça para as locomotivas? É o acumulado na queima do combustível.

Atualmente utiliza-se exclusivamente combustível Diesel em sua frota de locomotivas.

Nossas locomotivas são do tipo diesel-elétrica: um motor diesel liga um outro motor de eletricidade. Essa eletricidade aciona os motores nas rodas da locomotiva, colocando-a em movimento.

As máquinas são dispositivos feitos pelo homem com o objetivo de realizar um trabalho. Contruídas com componentes denominados de elementos de máquinas. Este trabalho sempre envolve algum tipo de movimento e de transferência de energia.

A Máquina a Vapor é um equipamento capaz de converter energia térmica em energia mecânica.

Na verdade, as diferenças entre os dois modais de transporte são basicamente tecnológicas. A dos trens é mais antiga: geralmente, a locomotiva, que vai na dianteira, puxa os outros vagões pelos trilhos. Em alguns trens, há dois carros motorizados, que garantem mais velocidade ao transporte.

Segundo a Genereal Electrics, fabricante das locomotivas, a velocidade máxima original é de 90 km/h, mas isso depende das condições da via. A GE informa que as locomotivas “talvez sejam recuperáveis, mas tratam-se de tecnologias há muito superadas.

Na locomotiva, o combustível é madeira ou carvão, que se queima em um forno. A combustão esquenta uma caldeira em que há água, produzindo vapor.

Grandes queimadas em florestas, incêndios residenciais e o ato de colocar fogo em grandes quantidades de lixo podem ser chaves para o surgimento de fumaça. No entanto, pequenas atitudes do dia a dia também liberam fumaça, como fumar cigarro, produções industriais e cozinhar.

Sendo assim, diríamos que numa linha plana e limpa, uma locomotiva diesel de quatro eixos tem capacidade para até cerca de 30 a 35 vagões.

Máquina a vapor é o nome dado a um motor que tem como princípio de funcionamento a transformação de energia térmica em energia mecânica, utilizando a expansão do vapor de água. Esse fato pode ser verificado nas antigas “Maria Fumaça”, nome dado às locomotivas movidas a vapor.

Num ciclo completo da turbina a vapor a energia que provém da queima do combustível (carvão) é utilizada para variar a energia interna da substância de operação (água e vapor) e para realizar trabalho, fazendo girar o eixo da turbina.

A 353 também é popularmente conhecida por “Velha Senhora” e após sua aposentadoria, ficou por décadas guardada no depósito de Cachoeira Paulista e por volta de 1997/1998, foi transferida para a ABPF. Recentemente passou por um processo de restauração total e é hoje a maior locomotiva a vapor em operação no Brasil.