O que faz uma granada explodir?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Um pino ou cavilha de segurança é retirado da granada antes que ela seja lançada, acionando um dispositivo que dispara uma espoleta. A espoleta incendeia-se, detonando a carga explosiva, e a granada explode, rompendo o invólucro. As granadas disparadas por fuzis utilizam a energia propulsora dos projéteis.

Os fragmentos de uma granada geralmente se espalham por 10 metros e ela leva de 3 a 5 segundos para explodir.

A arma dispara um tiro de cada vez, pode não atingir a vítima e, mesmo se atingir, pode não matar. Já a granada pode matar mais gente num raio muito maior.

Quando a granada detona, todos esses fragmentos são acelerados para fora em alta velocidade, e azar de qualquer um nas proximidades. Há granadas que não se fragmentam, mas que operam puramente pela explosão (uma onda de gás de alta pressão que pode danificar as orelhas, pulmões e órgãos internos).

Além disso, um decreto de 2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), deixa explícito que guardar granada em casa é proibido e classifica esse tipo de armamento como um produto controlado pelo Comando do Exército (PCE).

Como você desarma uma granada? É um procedimento fácil e eu fiz isso várias vezes. Você só precisa separar o sistema de espoleta com o detonador do explosivo. Normalmente, isso pode ser feito desaparafusando a parte superior da granada (com o pino de segurança e a alavanca) do corpo.

Peso: 1 PEÇA SIMILAR ENTRE 0,005KG E 0,025KG - R$ 9,90. 1 PEÇA SIMILAR ENTRE 0,025KG E 0,100KG - R$ 19,90.

Porque não tá tempo de pegar a granada e jogar com força todas para longe! E pula encima de uma granada é mostrar coragem e amor com seus amigos.

5. Quando o fogo chega à ponta do pavio, as chamas incendeiam o detonador, uma cápsula com combustível inflamável que faz o material da granada – geralmente nitroglicerina – explodir!

Uma granada de atordoamento, também conhecida como granada de luz e som, é um explosivo não letal usado para desorientar temporariamente os sentidos dos inimigos. Ela é projetada para produzir um clarão de luz cegante e um altíssimo barulho, de mais de 170 decibéis (dB), sem causar danos permanentes.

A granada apresenta fórmula química A3B2(SiO4)3, na qual a posição A aloja Ca, Mg e Fe2+ ou Mn2+ e a posição B aloja Al, Fe3+ e Cr3+, de onde se originam os membros minerais: piropo (Mg3Al2(SiO4)3), almandina (Fe3Al2(SiO4)3), espessartina (Mn3Al2(SiO4)3), grossulária (Ca3Al2(SiO4)3), andradita (Ca3Fe3+2(SiO4)3) e ...

A lei 10.826 de 22 de dezembro de 2003 proíbe a comercialização, a posse e o uso de artefato explosivo por qualquer cidadão.

Dispositivos de atordoamento são geralmente construídos como uma granada convencional, com pó explosivo que se inflama quando acionado por um detonador. A granada é lançada e explode após cerca de 1,5 segundo.

Austrália: A Austrália adotou a M26, mas foi substituída pela granada F1 australiana. Brasil: Usada pelo Exército Brasileiro. Canadá: O Canadá adotou a M61, mas desde então foi substituída pela granada C13, uma versão canadense da granada M67.

Sua estrutura básica consiste de um pino de segurança, que é retirado para que a alavanca de armar possa ser ativada, lançando o dispositivo de detonação contra a espoleta. Essa última peça, por sua vez, causa a explosão da substância que preenche o armamento – TNT, por exemplo.

Segundo o fabricante brasileiro, a granada explosiva com gás de pimenta "tem formato cilíndrico, e é dotada de acionador tipo EOT (espoleta de ogiva de tempo), com argola e grampo de segurança. Contém misto explosivo de baixa velocidade e uma carga de pimenta em pó (OC)".

Em termos qualitativos e gemológicos existem seis variações de granada, são elas: Almandina, Piropo, Grossulária, Espessartita, Andradita e Uvarovita; contudo existem 7 variações destes subgrupos: Rodolita, Hessonita, Leucogranada, Hidrogrossulária, Demantóide, Melanita e Topazolita.

A bomba de efeito moral é a menos agressiva ao corpo humano, pois apenas libera barulho e fumaça. Ela utiliza pólvora, que também é uma substância irritante, mas não é direcionada. No entanto, Arnaldo Lichtenstein alerta que pessoas alérgicas a substâncias presentes na bomba também podem apresentar reações graves.

O novo decreto das armas do governo federal permite que cidadãos comuns tenham em casa um fuzil. Alta precisão, capacidade para 30 tiros, uma arma usada por forças táticas militares. Um fuzil, o T4, poderá ser comprado por qualquer brasileiro.

A pressão de compactação usada é de 0,2 GPa.