O que faz um gestor de equipe?

Perguntado por: umelo6 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

Além de ser responsável por guiar uma equipe, apresentar resultados para o negócio, tomar decisões importantes, traçar estratégias, cobrar resultados e gerir conflitos, os gestores são também incumbidos de manter e aprimorar a motivação e engajamento da equipe.

Ser capaz de influenciar positivamente a equipe, ser inovador, agir de forma transparente e saber se comunicar de maneira clara e objetiva (mas também ter a humildade de reconhecer suas falhas) são habilidades fundamentais que devem ser encontradas em todo bom gestor.

Confira a seguir oito atitudes que surtem efeito negativo na gestão de equipes e, por isso, precisam ser evitadas pelos chefes.

  • Criar um clima de ansiedade e medo.
  • Delegar poucas tarefas e responsabilidades.
  • Dar um feedback pobre aos colaboradores.
  • Ser pouco claro sobre metas e expectativas.

Hoje quem trabalha como Gerente de Equipe ganha em média um salário de R$ 4.000,00.

O termo, apesar de muito antigo, ganhou forças recentemente. A gestão é uma especialização da administração e também do gerenciamento. Logo, o gestor faz basicamente a mesma coisa que o administrador e o gerente, a única diferença é que ele deve exercer o papel de forma mais criativa e habilidosa.

Entre as características de um gestor de sucesso, estão habilidade em comunicação, visão estratégica, orientação para resultados e trabalho em equipe. Tais competências promovem resultados ganha-ganha, beneficiando o time, a empresa e o próprio líder. Por isso, é útil investir no aprendizado e crescimento contínuo.

Sabendo disso, o líder pode promover novas oportunidades de crescimento para os membros da equipe, capacitá-los, promove-los ou recompensá-los, desenvolve-los com tarefas que exigem mais responsabilidade, e com todos estes pontos, será possível retê-los dentro da sua equipe e da organização.

Perguntas para fazer ao seu próximo chefe na entrevista de...

  • Qual o escopo dessa vaga?
  • Qual a expectativa da empresa em relação a esse novo profissional?
  • Quais desafios terei ao atuar nessa função?
  • Esse cargo tem expectativa de crescimento no futuro?

Não ter flexibilidade ou exagerar nela. Você provavelmente já ouviu dizer “que tudo em demasia é prejudicial”. Esse ditado também pode ser aplicado ao tipo de liderança. Um líder não pode cometer o pecado dos extremos, ele não pode ser flexível demais, nem ser completamente inflexível.

A falta de uma comunicação eficiente é também um dos maiores desafios para gestores. Para que esse aspecto possa ser melhorado, o líder deve atuar cada vez mais no engajamento dos profissionais, conscientizando-os da importância de serem transparentes e comunicarem suas dúvidas e preocupações sempre que surgirem.

O grande clássico quando o assunto é desafios da liderança é conseguir delegar tarefas. Ter a habilidade de entender o que pode ser passado adiante e o que precisa ficar sob a sua responsabilidade é uma capacidade que os profissionais desenvolvem ao longo do tempo, por isso é normal ficar um pouco confuso no começo.

É possível se tornar um gestor? Como vimos, nenhuma pessoa nasce pronta para liderar uma equipe. Se você pretende se tornar um gestor competente e um grande líder, o primeiro passo é ter um planejamento de carreira eficiente. Uma graduação nessa área já ajuda bastante.

Como ter sucesso como gestor?

  1. Tenha a mente aberta. Lidar com pessoas — tanto colaboradores quanto fornecedores e clientes — é, certamente, uma grande parte do trabalho de um gestor. ...
  2. Saiba valorizar seus colaboradores. ...
  3. Foque a comunicação. ...
  4. Saiba antecipar problemas e soluções. ...
  5. Acompanhe as tendências.

O que é ser gestor? Conceito e definição. No vocabulário do universo corporativo, o gestor é um líder estrategista que motiva as pessoas dentro da visão global da empresa. Inegavelmente, ele ocupa uma posição de grande responsabilidade na organização.

Estilo de atuação. A relação de gestão é mais transacional: o colaborador deseja salários, benefícios e experiência, e o gestor é a pessoa com os meios para atender a essas expectativas.

Dados da Catho apontam estar na indústria, os maiores salários para profissionais de RH, seguidos do ramo automotivo, administração e o setor de telecomunicações. O que observamos é que o salário de um profissional de RH pode variar bastante de acordo com o cargo ocupado.