O que faz um fio derreter?

Perguntado por: ldamasio9 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

A resistência é o problema mais comum dos chuveiros, ainda mais nesta época do ano. Para evitar queimá-la, abra o registro normalmente (ao invés de abrir pouco) e aumente a temperatura/potência do chuveiro. Dessa forma a resistência vai ficar totalmente imersa na água e não vai queimar.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².

Toda vez que um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica muda, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, isto é, a resistência do cabo aumenta.

Pode sim realizar a emenda, mas utilize um conector de louça. E não se esqueça de desligar o disjuntor do chuveiro. Outro detalhe, o chuveiro deve estar no modo frio até que esteja completamente cheio de água.

O cheiro de fio queimado, com certeza é muito comum. Isso geralmente ocorre quando ligamos algum equipamento específico, quando deixamos algo muito potente ligado por muito tempo, quando ligamos muitas coisas ao mesmo tempo, ou em diversas outras situações.

Se a sua instalação elétrica estiver fora dos padrões técnicos adequados, com todos ou vários aparelhos ligados ao mesmo circuito que o chuveiro, deve ocorrer uma queda de corrente em todos os aparelhos quando o chuveiro elétrico for ligado, e aí é justamente nas lâmpadas que essa queda é mais perceptível.

Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.

Não entenda mal: não são 90 dias corridos e sim dias de uso constante. Ou seja: a resistência de um chuveiro comum dura no máximo 2.160 horas. Numa família de 4 pessoas onde cada um tome dois banhos por dia, isso significa algo em torno de 1.000 dias ou menos de três anos de durabilidade do chuveiro.

Mas não se engane que a troca de temperatura pode ser feita com o chuveiro ligado! Fazer a troca com o aparelho funcionando causa um centelhamento e forma alguns arcos pequenos no polo do chuveiro, acarretando no desgaste a longo prazo até que a resistência queime.

Quanto tempo o chuveiro pode ficar ligado direto? O tempo ideal de um chuveiro ligado para um banho é de 10 minutos no máximo. Mesmo sendo prazeroso ficar muito tempo debaixo do chuveiro, não é uma das melhores opções. Tanto para o gasto de água, como também para o bom funcionamento do seu chuveiro.

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.

Disjuntor de curva B – Utilizado para cargas com baixa corrente como aquecedores, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.

Conduíte Térmico SPA TURBO são uma ótima opção para proteger mangueiras de fluidos, fios elétricos, chicotes... Em regiões que sofrem com o excesso de calor, como cofres de motor e escapamentos. Fabricado em fibra de vidro e alumínio.

Se houver carga no circuito,haverá corrente circulando,portanto o neutro estará energizado. Agora se o circuito da sua casa está desligado,e mesmo assim há corrente no neutro. O problema está na falta de aterramento na sua residência. Pois há uma fuga de corrente na mesma.

Porém, na verdade, não é nada normal. Pelo contrário: a tomada esquentando é sinal de que você está usando seu aparelho no conector inadequado ou que existe um problema interno da rede de energia de seu ambiente.

Mesmo se pensarmos no dimensionamento seguindo a norma NBR 5410, o cabo mais fino no chuveiro se justifica, porque os cabos do corpo do chuveiro não estão dentro de um eletroduto, na verdade eles estão expostos e protegidos por um conduite de PVC.

Ela ocorre quando você joga água numa chapa quente, por exemplo. A segunda é a evaporação. Para evaporar, a água precisa estar só um pouco mais quente que o ar. É aí que entra o chuveiro: ele consegue gerar essa diferença de temperatura para fazer a água virar vapor.

É proibido? Na verdade, a resposta é bem simples! Usar tomada para conexão de aparelhos de aquecimento de água na rede elétrica é proibido, para quem acha que isso foi inventado, basta consultar o item 9.5.2.3 da NBR5410. corrente.