O que faz um dizimista?

Perguntado por: lpereira4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

di·zi·mis·ta ta. Que ou quem entrega ou contribui com a dízima ou com o dízimo.

  1. Mencionar que é o domingo do dízimo. ...
  2. Realizar uma Campanha do dízimo. ...
  3. Motivar a oração do dizimista. ...
  4. Facilitar a vida do dizimista. ...
  5. Prestar contas do dízimo do mês anterior. ...
  6. Lembrar os paroquianos através das redes sociais e WhatsApp. ...
  7. Sorteios.

Aceita, Senhor, meu dízimo, fruto do meu trabalho sacrifício de cada dia. Não quero me omitir nem dar só uma esmola. Maria, Mãe de Jesus e nossa, dá a força de perseverar e de animar outras pessoas a ser dizimistas, a comprometer-se efetivamente com o reino de Deus. Amém!

Vamos a exemplos no Velho Testamento: “Também todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo, como do fruto das árvores, são do Senhor: santas são ao Senhor” (Números 27: 30); e “No tocante às dízimas do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao Senhor” (Números 27: 32 ...

Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão (…) e abençoou-o, e Abraão “deu-lhe o dízimo de tudo” (Gênesis 14:20).

O dízimo é um convite à generosidade, à fraternidade e à solidariedade, onde na generosidade da nossa oferta, assumimos o compromisso com o Reino de Deus, que precisa ser anunciado em todos os lugares e a todas as pessoas.

A consagração do dízimo supõe um trabalho de conscientização e evangelização prévia do/a dizimista. Ninguém se torna um/a dizimista fiel, sem ser evangelizado, sem a conversão do coração e amor à Igreja.

Uma das bênçãos de ser membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o privilégio de pagar o dízimo. Esse privilégio é uma bênção dupla. Pagando o dízimo, os membros da Igreja demonstram sua gratidão a Deus por suas bênçãos e sua determinação de confiar no Senhor em vez de nas coisas materiais.

Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

Embora nos Evangelhos não encontremos nenhuma passagem que relata Maria entregando o seu dízimo ao Senhor, encontramos, sim, trechos do Livro Sagrado que expressam que Nossa Senhora era fiel cumpridora das leis e tradições de Moisés.

Pagar o Dízimo e as Ofertas
Ele nos deu um modo de agradecer a Ele por nossas bênçãos. Nossa boa vontade em pagar o dízimo e as ofertas é uma maneira de agradecermos a Ele. Ao pagarmos essas ofertas, mostramos que O amamos e que vamos obedecer a Seus conselhos.

Estamos no mês dedicado ao dízimo, então nesse mês iremos conhecer um pouco mais sobre sua a importância e sobre a nossa responsabilidade de ser dizimista.

Os recursos que são devolvidos pelos dizimistas são utilizados conforme essas dimensões:

  • Dimensão Religiosa. Essa dimensão, trata da relação com Deus, insere o dízimo no âmbito da espiritualidade cristã. ...
  • Dimensão Eclesial. ...
  • Dimensão Missionária. ...
  • Dimensão Caritativa.

Sempre que possível o dízimo deve ser registrado nominalmente e com a competência de referência para atendimento aos princípios contábeis, também por isso o cadastro de membros é importante, desta forma a instituição pode ter uma ficha financeira de cada dizimista ano após ano.

Quando pagamos o dízimo, contribuímos com o trabalho da Igreja. Esta Igreja não poderia prosseguir sem renda, e essa renda nos foi proporcionada por Deus [por meio da lei do dízimo]. Nossos templos, nos quais recebemos as mais altas bênçãos concedidas aos mortais, são edificados com essa renda.