O que faz um coordenador estratégico?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 4 de abril de 2023
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O que o Coordenador de Planejamento Estratégico faz? Planeja e desenvolve metas de longo prazo e objetivos de curto prazo. Suporta a execução de planos de negócios e iniciativas importantes. Identifica ameaças ou oportunidades.

No cargo de Coordenador de Equipe se inicia ganhando R$ 1.922,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 5.280,00. A média salarial para Coordenador de Equipe no Brasil é de R$ 3.064,00.

Enquanto a coordenação corresponde ao trabalho de planejar detalhadamente as ações para que uma equipe alcance suas metas (nível tático), cabe à supervisão acompanhar no dia a dia a execução dessas tarefas e monitorar o desempenho das pessoas para garantir que os resultados sejam alcançados (nível operacional).

Sendo assim, um gerente está acima do coordenador.

O coordenador está um degrau abaixo do gerente/diretor na hierarquia organizacional. Ele também exerce função de liderança, mas sobre um grupo menor de pessoas.

O coordenador precisa de uma abordagem ordenada. Arquivos organizados, fortes habilidades de gerenciamento de tempo e eficiência pessoal são a chave para a função. Prioridades e necessidades empresariais se movem e mudam rapidamente e é necessário ser capaz de atender a estas demandas simultaneamente.

A rotina do coordenador é permeada de tarefas que não são suas atribuições mas, são assumidas por ele em nome da gestão da escola. A autonomia do coordenador é limitada à liderança do diretor. É necessário rever as estruturas das escolas e a construção das relações entre o coordenador e a comunidade escolar.

Assim, neste aspecto das partes do sistema, a coordenação distingue-se da gestão (ou gerência) pela pré-existência ou não das partes. Enquanto a coordenação é exercida sobre partes previamente estabelecidas, a gestão ocupa-se também do estabelecimento de partes ainda não definidas.

O documento define a dedicação mínima de 20 horas semanais para o exercício do cargo de coordenador de curso de graduação e pós-graduação e de 10 horas semanais para o cargo de vice-coordenador.

Chief Executive Officer

O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). É ele o responsável por gerenciar toda a companhia, e isso inclui definir os próximos passos dela, definir a estrutura organizacional, a rentabilidade, comunicar-se com a diretoria, entre outras atribuições de grande impacto.

Confira como coordenar uma equipe na agência

  1. Conheça os seus funcionários. ...
  2. Segmente o trabalho. ...
  3. Defina objetivos. ...
  4. Dê feedbacks para a equipe. ...
  5. Valorize o clima organizacional. ...
  6. Promova o desenvolvimento. ...
  7. Ofereça recompensas por resultados.

Coordenador. Um coordenador tem a função de manter a equipe organizada e focada nos seus respectivos objetivos e atividades. Diferentemente dos supervisores, eles têm uma atividade mais tática.

Isso evita que a pessoa que for avaliar o currículo tenha que ficar adivinhando qual seria a estrutura da empresa. Se a gente separar o organograma em duas partes, coordenadores, supervisores e encarregados ficam na parte de baixo. Na parte de cima, estão presidente, diretores, gerentes e chefes.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana.

A denominação de nível de cargo – júnior, pleno, sênior – sempre gera divergências no mercado de trabalho. De fato, existem muitos critérios para definir experiências e habilidades profissionais. E essa definição não tão simples e nem se limita a anos de atuação, idade ou cursos de pós-graduação.

Busque ser próximo e acessível a seus colaboradores. Conheça bem cada profissional da equipe, para poder delegar atividades condizentes com a capacidade de cada um. Como agora você é "um exemplo a ser seguido" e tem o papel de desenvolver pessoas, preocupe-se com a forma com que passa orientações e feedbacks.