O que faz um bom cantor?

Perguntado por: scoutinho8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Um bom cantor também tem uma boa compreensão da linguagem musical, entende de escalas e intervalos melódicos (o que o ajuda a ser afinado), de rítmica (o que o ajuda a ser preciso) e de harmonia (que o faz ter consciência de sua emissão melódica), ou seja, coisas que também podem ser compreendidas através de dedicação ...

Explorar os registros vocais faz parte dessa personalidade vocal, usar a voz com recursos diferentes (sem forçar um timbre que não te pertence). Musicalidade é outro ponto que nem todos os cantores estão atentos (por incrível que pareça!). Cuidar da música, saber a mensagem que ela quer passar e por fim, ousar!

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

– evite gritar e dar gargalhadas exageradas; – evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate, antes de utilizar a voz continuamente; – evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas; – cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente.

Embora algumas pessoas nasçam com um dom natural para cantar e não precisem de muito treino, a grande maioria precisa treinar para obter uma voz de canto bonita. Por isso, da mesma forma que se treinam os músculos do corpo na academia, quem precisa cantar, ou tem esse desejo, também deve treinar a voz.

Identifique sua extensão vocal e acerte o tom
Muitas vezes, a pessoa desafina porque a música que está tentando cantar é em um tom desconfortável para ela. Para garantir que as suas canções estejam em um tom favorável, antes de tudo, é bom saber exatamente qual é a sua extensão vocal.

Quando falamos em um cantor afinado normalmente nos referimos àquele que canta as frequências corretas das notas determinadas na partitura para a melodia. Para os improvisos (vocalizes, melismas e outras “firulas” que a música pode aceitar) as notas emitidas devem estar dentro do campo harmônico da canção.

— Quando você canta, os sistemas frontal e parietal do cérebro, responsáveis por regular o comportamento, são ativados, e mais recursos motores e cognitivos associados ao controle verbal e funções executivas são utilizados — diz Särkämö.

A melhor voz não serve para nada se quem a possuir não tiver um ouvido musical perfeito, dicção perfeita, ritmo, órgãos fonéticos perfeitos, expressões faciais, corporais e leitura musical fazendo, assim, da boa voz um perfeito instrumento musical.

Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade. Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias – o mais importante é ter uma voz pessoal, expressiva, interessante.

3 fundamentos básicos para cantar

  • Fluxo respiratório: Quando nós cantamos, estamos soprando o ar, que vem dos nossos pulmões até chegar nas nossas pregas vocais, fazendo com que elas vibrem. ...
  • Colocação de voz: A colocação de voz também é conhecida como encaixe ou impostação vocal. ...
  • Postura ao cantar:

Baixo: apesar do nome, essa é a voz mais grave, popularmente chamada de voz grossa. É aquela voz dos locutores de rádio. Apoiando-se na caixa torácica, o cantor consegue desenvolver as mais profundas sonoridades. Sua extensão vocal vai do DO 1 ao FÁ 3.

Não, não é! Sim, todo mundo pode aprender a cantar! Não existe essa de voz feia, voz bonita, talento nato, timidez demasiada, ou de ter que ser filho de cantor. A principal razão que transforma qualquer pessoa em um cantor ou cantora é a vontade genuína de aprender a cantar aliada ao tempo de estudo.

Para saber, você vai precisar fazer o teste com um instrumento musical, de preferência o teclado ou piano. A determinação da sua extensão vocal tem um nome, a classificação vocal da região de notas que você consegue emitir vai dizer se você é barítono, tenor, contralto, soprano, grave entre outras.

Por que deve-se evitar chocolate, refrigerante, café e bebidas alcoólicas antes de cantar? Assim como o leite e os seus derivados, o chocolate também pode prejudicar a vibração das pregas vocais, por deixar o muco do trato vocal mais espesso.

Cantores precisam manter seus corpos hidratados, de modo que as delicadas cordas vocais possam ter flexibilidade. A dica aqui é beber de dois a três litros de água ao longo do dia. Prefira, nesse caso, água em temperatura ambiente em vez de gelada.

Como tirar a voz de sono?

  1. Evite álcool à noite. Para tirar a voz de sono pela manhã, é importante evitar hábitos que prejudicam as cordas vocais, como o consumo de álcool e de alimentos que estimulem a produção de suco gástrico antes de dormir. ...
  2. Alimente-se pela manhã ...
  3. Atente-se a rouquidão.

A maneira realmente certa de cantar, sem machucar a garganta, é ativar o diafragma para controlar a respiração e, assim, impulsionar o ar para fora dos pulmões. Desta forma, o som é amplificado e o cantor não tem que forçar a voz. O diafragma é, portanto, um músculo importante para a prática do canto.