O que faz um bebê nascer com hidrocefalia?

Perguntado por: icunha3 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 3 votos

A hidrocefalia pode ser causada por malformações cerebrais, como a mielomeningocele, ou de forma secundária, pela presença de tumores cerebrais, além de infecções como meningites e também após hemorragias cerebrais em bebês, que acontecem principalmente em prematuros.

Na maior parte das vezes, a hidrocefalia não tem uma cura definitiva. No entanto, ela pode ser controlada e tratada por cirurgia, feita por um neurocirurgião.

Pode estar associada a outros problemas congênitos, como a espinha bífida ou pode resultar de uma infecção materna durante a gestação, como rubéola, sífilis, citomegalovírus, toxoplasmose, entre outros. A causa mais comum é um bloqueio na circulação do líquor.

Através do ultrassom obstétrico é possível identificar doenças como a anencefalia (ausência de cérebro) e hidrocefalia (acúmulo de líquido no cérebro). Também detecta malformações cardíacas e de outros órgãos, além de modificações na coluna vertebral.

A Ecografia Morfológica ou Ultrassonografia Morfológica, possibilita a análise da morfologia fetal. Quando é realizada no primeiro trimestre, permite, por exemplo, a medida da translucência nucal, principal indicador de alterações cromossômicas, entre elas, a Síndrome de Down.

Crianças e adultos que desenvolvem hidrocefalia podem viver normalmente, a depender do caso. Por isso, o tratamento ideal é tão importante como fator para melhoria da qualidade de vida de pacientes acometidos pela doença. Para saber o que é hidrocefalia, seus sintomas, diagnóstico e tratamento é só continuar a leitura.

Sim, a hidrocefalia pode dar direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) por deficiência ou a aposentadoria por invalidez, desde que comprovem incapacidade para o trabalho e/ou vida independente.

dificuldade de aprendizagem. problemas da fala. problemas de memória. problemas de visão (como estrabismo)

A hidrocefalia é o aumento dessas cavidades e pode ser comunicante ou obstrutiva. A hidrocefalia comunicante ocorre quando há alteração na produção (aumento) ou na absorção (redução) do líquor.

Não existem formas de prevenir a hidrocefalia, porém alguns cuidados ajudam a evitá-la: Na gravidez, é bastante importante que seja feito todo o acompanhamento pré-natal, pois ajuda a reduzir os riscos de o trabalho de parto ocorrer prematuramente, o que é um fator que pode causar a hidrocefalia.

Hidrocefalia Congênita
Pode ocorrer devido a fatores genéticos que levam à má-formação do sistema nervoso central. Entre as causas, podemos citar o uso de drogas pela gestante durante a gravidez ou infecções como toxoplasmose, sífilis, rubéola e citomegalovírus.

A hidrocefalia requer cuidados de acompanhamento a longo prazo. É importante que você faça check-ups regulares com o neurocirurgião, de modo que ele ou ela possa monitorar o progresso e fazer testes para checar se há quaisquer alterações que possam indicar um mau funcionamento da válvula.

A microcefalia é a redução do tamanho da cabeça abaixo do normal para a idade. Já a hidrocefalia é o acúmulo de líquido na cabeça, levando ao aumento da mesma e prejuízo no desenvolvimento da criança.

Ter obesidade e ou diabetes não controlado antes e durante a gravidez; Fazer uso de medicamentos contra indicados no período gestacional; Ter alguém na família com malformação fetal; Gestante com idade acima de 35 anos.

Entre os exames fundamentais para a identificação de doenças, podem ser citados os diversos tipos de ultrassonografias, tais como a obstétrica e a morfológica. Elas permitem identificar malformações, síndromes fetais e problemas genéticos.

A criança com hidrocefalia necessita cuidados específicos, geralmente visam instituir medidas de prevenção de complicações pós-operatórias, cuidados com a pele para prevenção de úlceras por pressão na cabeça, manutenção da hidratação e nutrição, bem como, aplicação de medidas de conforto(10-11).

O cirurgião realiza um pequena incisão e orifício na região alta do crânio (escondida atrás do cabelo). O ventrículo é alcançado e navegado pelo endoscópio. Também podem ser introduzidos por dentro do neuroendoscópio instrumentos que irão confeccionar os orifícios e comunicações do sistema ventricular.

Enquanto que nas crianças mais velhas, os sinais costumam ser dor de cabeça; dificuldades para enxergar (visão turva ou dupla) e para acordar ou permanecer acordado; letargia ou sonolência excessiva; náusea ou vômito; equilíbrio instável; aumento anormal da cabeça; má coordenação; falta de apetite e convulsão.

Muitas pessoas com hidrocefalia de pressão normal desfrutam de uma vida relativamente normal, com a ajuda de uma válvula. Check-ups regulares e contínuos com o neurocirurgião ajudarão a assegurar que sua válvula está funcionando corretamente e que seu progresso está no bom caminho.

Deficiência progressiva da memória, instabilidade para caminhar e dificuldade para reter a urina.