O que faz um atendimento comercial?

Perguntado por: rvilela . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Atendimento comercial é a área responsável pela construção de relacionamento direto entre empresa e cliente. Essa área é atuante tanto no pré-venda quanto no pós-venda, afinal, essa seguirá sendo a estrada para o cliente chegar e permanecer na empresa.

R$ 1.492,00

Hoje quem trabalha como Atendente Comercial ganha em média um salário de R$ 1.492,00. E antes de se tornar Atendente Comercial, 12% foi Auxiliar Administrativo e depois 5% se tornou Assistente Administrativo.

Atribuições do atendimento ao cliente

  1. Registrar pedidos de suporte, reclamações e sugestões.
  2. Encaminhar pedidos às pessoas responsáveis.
  3. Informar clientes sobre mudanças gerais.
  4. Propor novos serviços ou produtos a clientes.
  5. Administrar e atualizar o banco de informações e cadastro de clientes.
  6. Participar de reuniões.

É fundamental saber desenvolver e avançar uma conversa com o cliente. Por isso, entre as principais características de um bom profissional de atendimento, também destacamos a boa comunicação. Isso quer dizer que o operador precisa não só entender a situação, mas também ser claro ao se comunicar e instruir o cliente.

Quais os requisitos ou competências do profissional de atendimento ao cliente?

  1. Capacidade para o trabalho em equipe. ...
  2. Ter empatia. ...
  3. Escuta ativa. ...
  4. Ser proativo. ...
  5. Desenvolver comunicação eficaz. ...
  6. Ser organizado. ...
  7. Ter afinidade com a tecnologia. ...
  8. Ter inteligência emocional.

O tempo máximo permitido aos trabalhadores formais do comércio é de oito horas diárias e quarenta e quatro horas semanais. Na carga diária de trabalho, podem ser adicionadas no máximo duas horas, que são as horas extras.

Hoje um Atendente Comercial (Agencia Postal) ganha em média R$ 1.515,25 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Atua com atendimento ao cliente, recepciona, apresenta os produtos, realiza a organização de prateleiras, estocagem e organização do local. Faz a recepção de mercadorias e esclarecimento de dúvidas. Zela pelo bom atendimento, eficiência e produtividade.

Realiza atendimento a clientes, negocia preço, prazo, condições de pagamento e descontos da venda, orienta quanto às especificações dos produtos e/ou serviços. Controla os pedidos dos clientes, qualidade dos produtos e prazo de entrega estabelecido.

Quem pode receber o salário comercial? O funcionário que exerce atividades no ramo do comércio, seja varejista, seja atacadista, possui o direito de receber o salário comercial. Entretanto, para conseguir receber o salário, a empresa precisa assinar a sua carteira de trabalho.

Escuta ativa. Boa capacidade de solução de problemas. Comunicação empática. Clareza no repasse de informações.

Confira algumas habilidades comuns de atendimento ao cliente e por que elas são necessárias para muitos ambientes de trabalho:

  • Comunicação.
  • Empatia.
  • Adaptabilidade.
  • Pontualidade.
  • Conhecimento de produtos ou serviços.
  • Confiabilidade.
  • Solução de problemas.
  • Paciência.

Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

Principais fatores que influenciam na qualidade no atendimento

  • Emoções do cliente. Um dos fatores que influencia significativamente na qualidade do atendimento é o sentimento dos clientes. ...
  • Conhecimento do público-alvo. ...
  • Treinamento de colaboradores. ...
  • Transparência. ...
  • Tecnologia.