O que faz ter mioma no útero?

Perguntado por: scavalcanti . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Miomas são tumores uterinos benignos formados por tecido muscular. Acometem as mulheres principalmente na fase reprodutiva da vida, isto é, na fase em que menstruam e podem engravidar. A causa é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento depende de fatores hormonais, diminuindo de tamanho após a menopausa.

e está localizado no útero. Os miomas podem causar dor, sangramento vaginal anormal, constipação, repetidos abortos espontâneos e uma vontade de urinar com frequência ou urgência. O médico faz um exame pélvico e geralmente uma ultrassonografia para confirmar o diagnóstico.

O mioma pode ser tratado em alguns casos, apenas com acompanhamento clínico, remoção cirúrgica (miomectomia) ou através da embolização.

Mas é importante destacar que quando a mulher entra na menopausa, o tamanho do mioma diminui, podendo até sumir”, explica. O mioma é uma neoplasia benigna, semelhante a uma verruga, e é resultado da proliferação do músculo uterino chamado miométrio.

O estrogênio alimenta os miomas, portanto, eliminar qualquer excesso pode diminuir os riscos de miomas.

O tratamento para miomas depende muito do estágio de evolução da doença. Em alguns casos, quando está no início, ele pode até desaparecer com o uso de algumas plantas como o Uxi Amarelo e a Unha de Gato. Mesmo assim, o uso é prolongado por no mínimo 4 meses.

Inchaço na região do abdômen
Dependendo do tamanho e localização dos miomas, pode haver inchaço abdominal de forma acentuada ou não. Quando empurram outros órgãos, podem causar prisão de ventre ou diarreia e incontinência urinária. Além disso, também pode acontecer dor abdominal ou lombar e cólicas na região do útero.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.

O pão branco é um dos vilões no combate aos miomas.Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition sugere que mulheres que baseiam sua alimentação em índices glicêmicos elevados possuem um maior risco ao aparecimento dos miomas uterinos.

Apesar de ser muito raro um mioma levar ao desenvolvimento de câncer com o passar dos anos, é fundamental que a mulher seja acompanhada pelo médico, pois os miomas podem estar associados a complicações como anemia, dores e até mesmo infertilidade.

Estudos mostram que alimentos com índice glicêmico mais alto podem colaborar para o crescimento dos miomas. Recomenda-se diminuir os alimentos inflamatórios e aumentar as fontes de antioxidantes. Além disso, também o excesso de carne vermelha, por ser também inflamatória, pode piorar os sintomas.

O chá de Uxi Amarelo é muito usado para auxiliar no tratamento de miomas, infecções urinárias, hemorragias, ovário policístico, entre outros.

Sim, quem vive com miomas uterinos pode e deve fazer exercícios.

Com isso, estudos destacam que dieta rica em vegetais e frutas, principalmente as frutas cítricas, maçã, repolho, brócolis e tomate, associada a menor ingestão de cafeína e bebidas alcoólicas, tem tido forte ligação com redução da prevalência de mioma em mulheres em idade reprodutiva.