O que faz soltar o intestino rápido?

Perguntado por: lalmeida . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

As fibras alimentares podem ser encontradas em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras e legumes, além de leguminosas, como feijões, lentilha e grão de bico, por exemplo. Cereais integrais, como arroz, trigo, centeio e a aveia também são excelentes fontes de fibras.

O tenesmo pode ser real (quando o paciente consegue de fato eliminar as fezes) ou uma sensação incômoda que faz a pessoa ir ao banheiro diversas vezes, mas não sai nada! Também pode estar relacionado a estresse, ansiedade e outros problemas psicológicos.

Consuma alimentos ricos em probióticos, como kefir, kimchi, picles, repolho cru, cebola, alho, tomate, banana, aveia, linhaça, gergelim e amêndoas. O vinagre de maçã também é considerado probiótico e ajuda na limpeza intestinal.

Para soltar o intestino preso, é importante adotar algumas estratégias como praticar exercícios físicos regularmente, beber muita água e comer frutas ricas em fibra, que vão estimular o funcionamento do intestino facilitando a eliminação das fezes.

mamão

Famoso e queridinho de todos que convivem com a prisão de ventre, o mamão é rico em fibras que auxiliam a irrigar o bolo fecal e dar maior volume às fezes. Com grande concentração de papaína, uma enzima digestiva presente na fruta, auxilia a acelerar o processo digestivo e, consequentemente, estimula a evacuação.

bisacodilo

O bisacodilo tem uma ação dupla: estimula os músculos das paredes intestinais e aumenta o teor de água, que ajuda a amolecer as fezes, favorecendo a evacuação. Graças a uma formulação que só possibilita a dissolução do revestimento do comprimido ao nível do cólon, a ação é localizada onde é necessário.

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.

óleo de coco

Qual o óleo que e bom para soltar o intestino? Por ter rápida absorção pelo organismo, o óleo de coco é muito bom para o intestino.

Os óleos ajudam a lubrificar as vias intestinais, facilitando a expulsão das fezes. Basta ingerir uma colher de chá de azeite de oliva, por exemplo. Mas nada de exageros. Óleo em demasia pode deflagrar, entre outras encrencas, uma diarréia daquelas!

Como fazer lavagem intestinal?

  1. O equipamento de aplicação (sonda, cateter ou aplicador retal) é lubrificado;
  2. Ele é introduzido na região anal;
  3. A solução líquida laxativa é aplicada;
  4. O equipamento é retirado cuidadosamente;
  5. O paciente precisa esperar a ação do laxativo para, enfim, ir ao banheiro evacuar.

Os laxantes naturais são alimentos que melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre e promovendo a saúde do intestino, com a vantagem de não prejudicar a flora intestinal e não deixar o organismo viciado, como acontece com os remédios para prisão de ventre vendidos na farmácia.

Existem várias dicas eficazes para soltar o intestino em minutos. Uma delas é beber bastante água ao longo do dia, pois a desidratação pode contribuir para a constipação. Outra dica é aumentar o consumo de fibras, incluindo alimentos como frutas, legumes e grãos integrais na alimentação.

Como fazer um laxante caseiro potente? 1 copo de suco de laranja natural; 1 fatia de mamão sem caroço; 3 ameixas secas sem caroço. Modo de preparo Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber no café da manhã.

Opções como laranja, mamão e ameixa são excelentes para soltar o intestino preso, pois elas são ricas em fibras e em água. A hidratação garantida por essas frutas é excelente para acelerar o trânsito intestinal, enquanto as fibras auxiliam o corpo a formar as fezes.

Água fervente e sal grosso – Mais uma dica simples e eficiente, com produtos comuns para a maioria dos lares, e pode ser a solução para vasos sanitários entupidos ainda mais sujos. Você só precisa de água quente e sal grosso (ou bicarbonato de sódio).

Consumir mais gorduras
As gorduras funcionam como lubrificante no intestino, facilitando a passagem das fezes. Assim, deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em gorduras como abacate, coco, óleo de coco, azeite, nozes, castanhas, amendoim e sementes como chia, linhaça e gergelim.

O mamão papaia e o formosa são alimentos bons para o intestino. Isso porque são compostos por fibras e outras enzimas naturais que favorecem o funcionamento do desse órgão.

Ajuda na absorção de nutrientes
No entanto, além de ter seus próprios componentes, ele também ajuda o corpo a absorver os nutrientes de outros alimentos que sejam consumidos durante o dia, especialmente os que contém cálcio, fósforo, magnésio e zinco.