O que faz ser reprovado na investigação social?

Perguntado por: nduarte3 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Posso ser eliminado na investigação social? Uma situação que pode ocorrer frequentemente é o candidato ser reprovado por estar com nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito, ou seja, estar com o nome sujo.

A investigação social é um procedimento em que se averigua a idoneidade moral e a conduta social do candidato.

Por ser considerada de caráter eliminatório, a avaliação de Sindicância de Vida Pregressa é uma fase tão relevante quanto às demais. Ou seja, mesmo que você tenha passado em todas as fases anteriores, se a banca constatar alguma situação que te desabone, você pode ser eliminado do concurso público.

Na etapa da investigação social, a banca examinadora quer identificar se você está apto, ou não, para o exercício da função. Então, é importante saber o que reprova nessa avaliação. Assim, ao analisar que você teve práticas inidôneas ou socialmente reprováveis, você pode ser reprovado nessa fase do concurso.

Em regra, essa avaliação deve ter previsão no edital. Nestes casos, o nome sujo impede de assumir o cargo na área policial tão logo o ser passe na fase de investigação de conduta.

Mesmo quem teve antecedente criminal pode fazer concurso e assumir um cargo público, desde que não tenha condenação definitiva.

A IS é uma etapa de caráter eliminatório, realizada por órgão técnico da Polícia Militar, e tem por finalidade averiguar a vida pregressa e atual do candidato, em seus aspectos social, moral, profissional e escolar, impedindo que pessoa que não apresente boa conduta social, reputação e idoneidade ilibadas ingresse na ...

O que desclassifica? Ainda de acordo com o especialista, no geral, o uso de aparelhos eletrônicos – como celulares e relógios – e corretivo pode levar o candidato a uma vaga em um concurso público à desclassificação.

Questão Discursiva: são perguntas diretas sobre algum tema inserido nos conhecimentos específicos do cargo. O foco não se encontra mais tanto na estrutura canônica e sim na fundamentação dos argumentos e na resposta clara, objetiva e direta para a pergunta realizada.

Como realizar a sua defesa em Sindicância?

  1. Evite se apoiar em relações sociais. ...
  2. Saiba de todos os fatos que serão direcionados a você na investigação. ...
  3. Use todas as suas opções disponíveis. ...
  4. Elabore uma boa estratégia de defesa em sindicância. ...
  5. 5 – Informações que devem ser esclarecidas na notificação da sindicância.

Toda vez que um reeducando comete uma ação supostamente com característica de falta disciplinar, dentro da penitenciária, instaura-se um procedimento chamado “sindicância”, que vai apurar se a conduta do preso foi ou não faltosa, impondo-lhe, caso positivo, algumas sanções.

Esta disciplina examina numa perspectiva prática e crítica, um conjunto de métodos relevantes para as necessidades profissionais e académicas do campo das ciências sociais. Esses métodos incluem grupos focalizados, análise de conteúdo e de discurso, entrevistas e inquéritos, observação directa e participante.

A investigação criminal tem, por natureza, a função de fornecer subsídios para repressão de delitos já ocorridos. Em oposição, a inteligência pode auxiliar tanto ações preventivas quanto repressivas da criminalidade.

A declaração, ou atestado, pode dizer respeito à idoneidade moral, civil e financeira, o próprio indivíduo redige o documento, e depois tem que reconhecer em cartório.

Em regra, a investigação criminal é realizada após a instauração do Inquérito Policial, nome que o CPP dá para o procedimento investigativo. É o procedimento conduzido pela Autoridade Policial, nomenclatura atribuída pelo art.

Depois de cinco anos com o CPF com restrições de crédito por causa de alguma dívida, esses órgãos são obrigados a excluir aquela dívida do registro de proteção ao crédito. No entanto, apesar de ter caducado e você não poder mais ficar com o nome “sujo” por causa da dívida, ela não deixa de existir.

Quem estiver com o nome sujo - ou seja, inadimplente, com dívidas em atraso - poderão ter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) apreendida, assim como outros documentos, como o passaporte. Essas pessoas também podem ser impossibilitadas de participar de concursos públicos e de licitações.

É comum que, se a vaga for para a área financeira/contábil, como em bancos e auditorias, por exemplo, não haja a contratação de pessoas cujo nome esteja em cadastros de proteção ao crédito. Estas áreas lidam diretamente com dinheiro, orçamento, etc.

A ficha criminal pode ser apagada por meio de uma reabilitação criminal. O que é a Reabilitação Criminal: A reabilitação criminal é uma “ferramenta” jurídica utilizada para reabilitar uma pessoa que tenha sido condenada em um processo criminal.