O que faz queimar o fusível?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.2 / 5 12 votos

O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.

Ao encontrar um fusível queimando, é altamente recomendável fazer, antes mesmo da sua substituição, uma análise para descobrir o motivo da queima. Pode ter sido um um curto-circuito (curto-circuito na rede elétrica ou até mesmo curto em cabos de áudio defeituosos.

Essa pequena “peça” tem a importante função de proteger o sistema elétrico de sobrecargas que possam causar danos.

A corrente nominal do fusível deve ser maior que a corrente nominal da carga. Aconselhamos utilizar fusíveis com corrente nominal 20% acima da corrente da carga. Quando utilizados para proteger soft-starters, o valor de corrente nominal do fusível deve ser preferencialmente maior que a corrente de partida da carga.

Os disjuntores normalmente são projetados para atender às necessidades da indústria pesada. Já os fusíveis são mais utilizados em circuitos domésticos e na indústria leve.

Nunca troque um fusível de uma amperagem por outro de amperagem maior ou menor, isso pode sobrecarregar o sistema e ocasionar um curto-circuito e até mesmo um pequeno incêndio.

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):
Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes. Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes.

Existem vários tipos de fusíveis no mercado que variam de acordo com a sua aplicação, característica de funcionamento e tamanhos. Eles são divididos em duas classes, os de ação ultrarrápidos, utilizados na proteção de semicondutores, e de ação retardada usado na proteção das demais cargas.

Água e materiais solventes, principalmente, podem danificar os componentes internos da caixa. Os cones internos podem ficar impedidos de se mexer corretamente para produzir som.

Informações do produto
Acompanha uma nova tampa para caixa de fusível que fica à esquerda do volante. Nesta nova tampa, há um local para encaixar o botão de acionamento do farol de milha, conferindo um visual de originalidade. Este farol de milha encaixará perfeitamente no seu HB20 ou HB20S.

Em resumo, os fusíveis são dispositivos de proteção utilizados para proteger circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos.

Fusível é um dispositivo de segurança que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, este evita que ocorra um curto-circuito.

O principal indício de que um fusível queimou é quando algum componente elétrico do veículo deixa de funcionar ou começa a apresentar falhas frequentes. Nesse caso, é preciso verificar a caixa de fusíveis e, ao constatar que algum deles realmente queimou, é necessário substituí-lo por uma peça na amperagem correta.

Eles não têm um prazo de validade, mas sua vida útil acaba quando há sobrecarga de eletricidade e eles se rompem. Neste caso, basta trocar o fusível danificado por um novo. Como saber qual fusível está danificado? Para identificar o fusível queimado basta olhar o manual do veículo.

Você usa a seguinte formula: P(carga)= V(carga)*I(carga). Se Tensão da rede for 220V a corrente é menor que a corrente para 127V. Como os cálculos são superficiais o valor do fusível adotado deve o valor mais próximo acima do valor calculado! Abraço!