O que faz queimar a placa do celular?

Perguntado por: unascimento . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Aqui, destacaremos os motivos pelos quais podem acontecer quando a placa do celular queima ele liga: Sobrecarga: é altamente recomendável que você desconecte o carregador quando a bateria do smartphone estiver carregada e evite uma extensão adicional. Isso pode enfraquecer a placa-mãe do seu dispositivo e causar danos.

O cheiro de queimado é um dos sintomas mais comuns de que o componente está superaquecendo. Isso pode ser resultado de uma placa-mãe que seja incompatível com outras peças da sua máquina.

É uma espécie de ponto de apoio (dentro do celular) para que o seu sistema interno e externo funcione normalmente. Se a placa do Samsung queimou, o aparelho não funcionará. Por ser uma peça muito sensível do celular, qualquer intercorrência poderá comprometer o seu funcionamento, impedindo-o de usar o aparelho.

Veja quais sinais ficar atento e que podem representar que está na hora do seu aparelhinho se aposentar.

  1. Bateria viciada. ...
  2. Travamentos e lentidão. ...
  3. Falta de atualizações. ...
  4. Temperatura e Memória. ...
  5. Outras falhas comuns.

A maneira mais fácil e conveniente de recuperar dados danificados da memória do celular é usar um programa profissional de recuperação de dados. Agora, embora existam muitas opções no mercado, você precisa procurar um programa que ofereça suporte à recuperação de dados de celulares quebrados.

O superaquecimento é um dos principais problemas que podem fazer com que a placa mãe queime, por isso é preciso evita-lo ao máximo. Só que, além do acúmulo de sujeira, existem outras causas para o superaquecimento.

Quando ocorre um curto-circuito nesse componente, o computador pode travar e desligar aleatoriamente, sem que a temperatura suba ou apareçam outros sintomas. Em alguns casos, a máquina nem liga. Por mais que seja raro, o curto pode queimar partes importantes, inutilizando a placa como um todo.

Segundo a pesquisa – que considerou as assistências de cinco marcas de celulares (Apple, LG, Samsung, Motorola e Nokia) – na média em 77,5% dos casos os aparelhos tiveram seus reparos efetivados em prazos superiores a cinco dias úteis.

A opção mais comum é buscar assistência técnica do fabricante do celular para operações de troca de tela. Normalmente, dependendo do serviço e da marca, o custo desse serviço pode, em última instância, representar apenas 30% a 50% do valor original do equipamento.

É grande a possibilidade de ser defeito no sistema do celular. Nesse caso, vale a pena procurar por uma assistência técnica e pedir o orçamento do conserto. Em casos mais sérios, é possível que o valor fique próximo ao de um aparelho novo, o que certamente não compensa. Um novo aparelho pode ser o que você precisa.

Algumas outras marcas, como Samsung, Motorola e Xiaomi conseguem atualizar seus celulares por 2 anos. Mas não passa muito disso. Isso significa que quando você compra um celular Android novo, ele receberá novas versões por, no máximo, 2 anos.

Se o celular estava mesmo na conformidade que ele te passou, os valores estavam dentro do correto. A placa-mãe nova e original do seu celular custa mesmo perto de R$ 1.000 e as assistências na maioria das vezes não pagam mais do que R$ 500 na compra do aparelho como carcaça.

Quando o display queimou, os componentes que dependem dele automaticamente param de funcionar. Alguns desses componentes inclusive podem queimar junto com o display. É comum que o componente seja de difícil acesso ou, então, não esteja disponível para compra.

A resposta clara e rápida é sim – mas depende. Afinal, cada caso é um caso e as placas-mãe têm a fama de serem difíceis de arrumar. Além disso, muitas vezes o valor do reparo costuma ser bem elevado, o que já dificulta o trabalho.

Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Se as ventoinhas começarem a girar, é sinal de que a sua fonte está funcionando normalmente e a razão de o computador não estar ligando é outra. Caso não funcione, você acabou de descobrir o provável problema.

Curtos-circuitos ocorrem com facilidade em dispositivos que estejam com placas danificadas. Isto pode gerar problemas na hora de ligar, desligar ou transmitir imagens e sons. Eles podem ser ocasionados por fatores físicos como: poeira, umidade e até quedas e retornos de energia que sejam repentinos.

Problemas de hardware; Falha na atualização do sistema operacional; Aplicativos mal instalados ou com problemas; Vírus ou malware.

O contato com a água no seu aparelho celular pode causar uma oxidação nas peças do smartphone. Isso pode ocasionar diferentes danos nas funcionalidades do aparelho ou, até mesmo, ele pode deixar de funcionar, caso o problema não seja resolvido a tempo.

Segure o botão “liga /desliga” por mais de três segundos; Em seguida, toque em “Reiniciar”. Caso não tenha essa opção, basta tocar em “desligar” e depois segurar o botão liga/desliga por mais três segundos para ligá-lo novamente.

Bateria desgastada
Muitos celulares que desligam sozinhos, mesmo com a carga cheia, podem apresentar uma falha na bateria. Isso acontece em razão do desgaste natural da peça. Afinal, com o tempo e muitos ciclos de carregamento, a bateria não funciona mais como deveria. A dica é trocá-la por outra, sempre original.