O que faz queimar a bobina de ignição?

Perguntado por: aresende4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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As principais causas são: Velas de ignição ou fios do terminal danificados: uma vela de ignição ruim ou fio de vela com resistência excessiva faz com que a tensão de saída da bobina suba - se exceder 35.000 volts, pode danificar o isolamento interno da bobina, causando um curto-circuito.

Qual a vida útil de uma bobina de ignição? Gira em torno dos 200 mil quilômetros rodados. Entretanto, alguns fatores podem reduzir seu tempo de vida. Por exemplo, as condições de uso do veículo e a falta de manutenção dos cabos, alternador e das velas.

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  • Sexta, 17 Dezembro 2021 10:24.
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Sara Saar.

O interruptor de ignição é conectado ao terminal 1 da bobina de ignição e alimenta o enrolamento primário com massa.

Uma falha no sistema de ignição também pode ser uma das causas do superaquecimento do motor, já que esse problema pode atrasar o tempo de disparo da vela e superaquecer o motor por conta da má queima do combustível. Por isso, veja se a sua bateria automotiva está carregada e evite os problemas elétricos.

Ademais, nesse momento ou quando o veículo se encontra em alta velocidade pode haver “engasgos” regulares do motor. Aliás, se este apresenta vibrações mesmo em ponto morto, também denuncia problemas na bobina. Porém, um sintoma clássico está relacionado à liberação de fumaça preta e odor de gasolina pelo escapamento.

Respondendo à pergunta do início deste texto, o reparo do componente até é possível. Mas como envolve um processo de remanufatura, o método mais barato e rápido para solucionar o problema é simplesmente fazer a troca da bobina de ignição.

Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.

Até certa temperatura é perfeitamente normal o aquecimento da bobina, afinal é um dos efeitos causados pela corrente elétrica. Pressupõe-se que há defeito quando ocorre o excesso de temperatura.

Uma falha de ignição do motor geralmente indica que você tem uma vela de ignição suja. Por exemplo, uma falha de ignição do motor é quando um ou mais cilindros em seu motor não produzem energia. Isso acontece devido à combustão incompleta da mistura ar/combustível no cilindro que pode esgotar a potência.

com a limpeza do cabo de vela deve ser feita aqui com limpa contato ele limpa lá e remove toda sujeiras e promove lá o contato novamente lá para que a corrente passe.

A função da bobina de ignição
Basicamente, o papel da bobina de ignição consiste em distribuir corrente para as velas de ignição. Ou seja, por trás dos cabos e velas (que você certamente ouve falar com mais frequência) está a peça que gera a centelha necessária para viabilizar o processo de combustão.

Tipos de bobina e cabos
Os cabos de ignição, por sua vez, podem ser de três tipos: com núcleo de cobre com resistência de supressão de interferências (nos conectores); com resistência ativa de carbono; de fibra de vidro com resistência indutiva.

No que respeita ao material do núcleo, as bobinas podem ser de quatro tipos essencialmente distintos: com núcleo de ar; com núcleo de ferro; com núcleo de pó de metal; e com núcleo de ferrite.

Teste de alimentação: Coloque o multímetro em modo voltímetro. Verifique se a tensão no enrolamento primário da bobina (12V ou 14V), caso não esteja dentro desses valores procure por um especialista.