O que faz quebrar o resguardo?

Perguntado por: vtrindade . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 17 votos

Esse resguardo é importante para que o corpo e os órgãos genitais femininos se recuperem da gestação e do parto. A quebra de resguardo pode aumentar o risco de infecção vaginal e uterina na mulher e também tem riscos para o homem, que pode sofrer infecção prostática.

Há alguns casos em que mulheres, durante este período, podem perder algum controle sobre a bexiga e sentir uma vontade súbita e incontrolável de urinar. A perda involuntária de urina é situação passageira e tudo voltará ao normal até cerca de 3 meses após o parto.

O que acontece se eu tiver relações sexuais antes dos 40 dias após o nascimento do bebê? Nos primeiros 40 dias após o parto não é recomendado que a mulher tenha relações sexuais. Isso acontece por que nesse período o útero e o corpo feminino estão retornando ao seu estado pré-concepcional.

Lembre-se: com o tempo o estresse pós-parto normalmente é resolvido, mas é de extrema importância que a nova mamãe saiba que pode pedir ajuda médica e psicológica especializada quando achar necessário, evitando complicações mais graves, como uma depressão, por exemplo.

Embora seja possível desenvolver um transtorno de humor imediatamente após o parto, os sintomas podem surgir a qualquer momento nos primeiros 12 meses após o nascimento (5). Para algumas pessoas, os transtornos de humor aparecem pela primeira vez durante a gravidez e, em seguida, pioram no pós-parto (6).

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

A comida e o café não podem ser requentados porque podem causar dor de barriga, cólica e infecção.

RESPEITE O RESGUARDO
O tempo recomendado para retornar a realizar atividade física é de 6 a 8 semanas. O mesmo período é recomendado para a mulher voltar a ter relações sexuais.

O útero também é uma possível fonte de sangramento durante o sexo pós-parto. O orgasmo provoca uma contração no útero, o que pode causar sangramento se ele não estiver completamente recuperado. Não entre em pânico se vir sangue após a relação sexual pós-parto. É mais provável que o sangramento pare logo depois.

Confira as nossas dicas com foco em um pós-parto mais tranquilo:

  1. 1 – Tenha momentos de relaxamento. ...
  2. 2 – Conte com pessoas na mesma situação. ...
  3. 3 – Prepare a geladeira e organize as tarefas da casa. ...
  4. 4 – Aceite ajuda. ...
  5. 5 – Tenha um momento para si.

É fundamental aguardar o tempo de resguardo, já que os vasos do útero estão abertos no puerpério e podem aumentar os riscos de contaminação e infecção. Além disso, a penetração pode causar dor e desconforto à mulher.

O puerpério é a fase de pós-parto da mulher. Essa etapa vai desde o dia do nascimento do bebê até a volta regular da menstruação, que por sua vez, pode demorar até 45 dias para retornar dependendo de como é feita a amamentação.

Por isso, durante o puerpério, é comum a mulher sentir as emoções à flor da pele, cansaço, esgotamento e vontade de chorar sem motivo aparente. Sendo assim, a intensidade desta fase requer planejamento para a mulher poder passar com mais tranquilidade por estas grandes mudanças.

No pós-parto existem desconfortos e dores que fazem parte do período de recuperação. Dor de cabeça, fisgadas nas costas e incômodo ao manter relações sexuais são alguns destes desconfortos comuns após a cirurgia do parto.

O puerpério, também conhecido como resguardo ou quarentena, consiste em um período que dura entre 45 e 60 dias, contados após o nascimento do bebê. Nessa fase, as taxas hormonais sofrem consideráveis quedas e os órgãos restituem suas características de não-gravidez.

Sinais clínicos: febre alta, taquicardia, hipotensão, distensão abdominal, íleo paralítico, dor intensa e defesa muscular no baixo ventre e ao toque vaginal, abaulamento do fundo de saco posterior na presença de coleções.

As possibilidades de ovulação durante as primeiras 6 semanas depois do parto geralmente são muito baixas, mas não são impossíveis. Pouco depois da hemorragia pós-parto cessar e se a mãe não está amamentando exclusivamente, ela pode retomar a ovulação por volta das 10 semanas após a parto.