O que faz piorar a depressão?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

É indicado também que a pessoa pratique atividades que promovam a sensação de bem-estar, como atividade física, leitura, passeios ao ar livre ou meditação, por exemplo, pois assim é possível regular os níveis de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e noradrenalina, por exemplo.

"Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. Alimentos fontes de carboidratos: pães, cereais integrais (trigo, arroz)", explica a especialista Abykeyla Tosatti.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Indícios de um retorno do quadro de depressão
Segundo a especialista, a reincidência de um episódio depressivo pode ocorrer em eventos estressores, como perda do emprego, separação, morte de um ente querido, pressão no trabalho, entre outros.

Higiene pessoal. A maioria das pessoas com depressão profunda deixa de cuidar do próprio corpo. Não têm a energia ou a motivação para tomar banho regularmente, escovar dentes, pentear o cabelo, lavar a sua roupa ou até mesmo mudar de roupa. Podem aparecer no trabalho com a mesma roupa durante vários dias seguidos.

A pessoa com depressão, não deixa de amar o seu par, só não consegue demonstrar. Contudo, sentir-se amada, pela não desistência da pessoa que ama, certamente lhe dará mais facilidade em subir os degraus do buraco escuro e frio para onde a depressão a levou.

Mas, quais são os reais riscos e complicações que a depressão pode desencadear?

  • Baixas no sistema imunológico;
  • Aumento dos processos inflamatórios;
  • Cansaço extremo;
  • Fraqueza;
  • Insônia (ou sono de má qualidade);
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Problemas ou disfunções sexuais.

Em geral, pessoas depressivas são mais autocríticas e pensam coisas horríveis de si mesmos. Reflexões de baixa autoestima, como “eu sou inútil” ou “eu sou um fracasso”, são bem frequentes. Além disso, pensamentos de culpa, desesperança e pessimismo costumam fazer parte deste quadro.

Como sair da depressão em 7 passos

  1. Construa uma rede de apoio. ...
  2. Reduza o estresse ao máximo. ...
  3. Melhore sua higiene do sono. ...
  4. Melhore seus hábitos alimentares. ...
  5. Aprenda a lidar com os pensamentos negativos. ...
  6. Combata a procrastinação. ...
  7. Aumente sua serotonina naturalmente.

Banana, abacaxi, abacate e ameixa. São as frutas com mais triptofano, aminoácido essencial que promove a liberação de serotonina.

Frutas. Procure comer melancia, abacate, mamão, banana e limão. Essas frutas possuem o aminoácido triptofano, que ajuda na produção de serotonina. O consumo de três a cinco porções de frutas diariamente é o mais recomendado.

Além do tratamento, quem sofre desse mal também pode tomar atitudes que melhoram o quadro da doença.

  • Pratique exercícios físicos. ...
  • Mantenha a agenda em dia. ...
  • Alimente-se bem. ...
  • Fuja do álcool. ...
  • Volte a ver beleza nas pequenas coisas. ...
  • Ocupe-se com atividades divertidas. ...
  • Reconquiste uma boa noite de sono.

O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Diagnóstico do episódio depressivo
Atenção: O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após avaliação do paciente. Não existem exames laboratoriais ou de imagem específicos para diagnosticar depressão.

A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. O transtorno pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos, além de diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa.

  1. Compartilhe suas emoções. A tristeza proporcionada pela depressão leva ao isolamento social. ...
  2. Procure acompanhamento psicológico. A depressão é uma doença atrelada à melancolia e à angústia sendo, portanto, um sofrimento psíquico. ...
  3. Tente dormir bem. ...
  4. Pratique meditação (Mindfulness) ...
  5. Procure fazer uma atividade física.