O que faz piorar a cólica?

Perguntado por: ajordao6 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

Conheça seis elementos a evitar

  • Sal. Um elevado consumo de sal favorece a retenção de líquidos, o que por sua vez pode provocar inchaço. ...
  • Açúcar. ...
  • Café ...
  • Álcool. ...
  • Comida picante. ...
  • Carne vermelha.

Aposte em alongamento, caminhada leve ou ioga. É importante ter a atividade física como parte da rotina semanal: mulheres não sedentárias tendem a sofrer menos com as cólicas menstruais.

Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.

Alimentos: frango, porco, peixe, ovos, aveia, amendoim, soja. Vitamina E – eficaz para amenizar a mastalgia (dor nas mamas) e dor de cabeça. Alimentos: óleos vegetais, cereais integrais e nozes. Cálcio – ajuda na redução dos sintomas em geral.

Quando as mulheres menstruam, para que o sangue seja liberado, o útero precisa se contrair. As contrações pressionam os vasos sanguíneos, causando a famosa cólica. No frio, esses vasos acabam diminuindo o calibre mais ainda. A circulação fica prejudicada e faz com que o sangue receba menos oxigênio.

O magnésio, um mineral presente na composição do chocolate amargo, é o responsável pelo alívio das cólicas por ajudar a relaxar os músculos, diminuindo as contrações e a dor uterina3.

4) Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada

  • Nadar.
  • Usar calça jeans.
  • Fazer exercício físico.
  • Fazer sexo.
  • Tomar banho de chuveiro e de banheira.
  • Lavar o cabelo.
  • Cozinhar.

Estudos preliminares em nosso grupo de estudo mostram que o suco de limão Tahiti (Citrus latifolia) reduz o sangramento menstrual.

veja as posições que podem te ajudar a aliviar a cólica!

  1. bruços. Para algumas lindezas, essa posição já faz parte da rotina no período pré menstrual, não é mesmo? ...
  2. balasana. ...
  3. abraço lateral. ...
  4. posição fetal. ...
  5. parivrtta natarajasana.

13. Melhores posições para aliviar a cólica

  • Deitar-se de lado com as pernas dobradas, em posição fetal;
  • Deitar-se de barriga para cima, abraçando as pernas dobradas e mantendo os joelhos perto do peito;
  • Outra opção é ajoelhar-se no chão, sentando sobre os calcanhares.

Desde já, é importante saber que sentir cólicas menstruais muito fortes não é nada normal. Em algumas pessoas, essas dores podem ser tão intensas que atrapalham a realização das tarefas do cotidiano, como trabalho e estudo, e afetam bastante o humor.

Os AINES mais indicados para o controle da cólica menstrual são o ibuprofeno e o ácido mefenâmico (mais conhecido como Ponstan®). Analgésicos comuns, como o paracetamol, têm eficácia inferior aos anti-inflamatórios e, por isso, não costumam ser usados como tratamento de primeira linha.

Normalmente, ela surge um dia ou algumas horas antes da menstruação e pode durar entre 1 e 2 dias. No entanto, pessoas que apresentam fluxo menstrual mais intenso e duradouro podem sofrer com as cólicas por mais tempo.

Evite comer muito açúcar. Limite o consumo de bolos, doces, cereais pra o café da manhã e farinha branca; produtos que o corpo converte rapidamente em açúcar. Evite a cafeína e produtos como o chocolate, refrigerantes, chás e café durante o ciclo menstrual.

Também chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.

O consumo de cafeína também deve ser menor durante o período menstrual. Isso porque ela estimula os movimentos peristálticos, acentuando as contrações dos músculos do baixo-ventre e intensificando as cólicas menstruais. Diminua café, chá-preto e refrigerantes à base de cola.

Bebidas com altas doses de cafeína devem ser evitadas pois são estimulantes e estão associados à insônia, alteração de humor e até irritabilidade. Uma boa substuição são os chás diuréticos como de hortelã e hibisco.

Isso acontece devido ao relaxamento muscular proporcionado pelo calor e suas capacidades vasodilatadoras. Fazer compressas com uma bolsa térmica ou toalha molhada em água quente na região do ventre faz com que o útero fique mais relaxado e tranquiliza o fluxo sanguíneo, o que diminui a dor instantaneamente.

Maça, pêra, melão e frutas vermelhas são ótimas opções para substituir o açúcar durante os períodos em que queremos comer um doce. Elas contém todos os macro e micronutrientes para ajudar a combater as fraquezas do período menstrual.