O que faz perder o jogo das pernas?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

A fraqueza nas pernas pode ser resultante de tensão, exercícios físicos, desidratação, qualidade do sono, envelhecimento, má postura, ou outras condições relacionadas à ocupação.

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

Um dos maiores sintomas da deficiência da vitamina D é o excesso de cansaço, que nada mais é que a associação entre dores musculares, fraqueza e dor óssea. “Baixos níveis de vitamina D estão associados à redução da mobilidade e à fraqueza muscular”, afirma a nutróloga Paula Whyte.

Alguns exercícios para fortalecer as pernas e que podem ser feitos em casa são:

  1. Elevação da perna. ...
  2. Abertura de perna. ...
  3. Tesoura. ...
  4. Extensão de perna. ...
  5. Agachamento. ...
  6. Apertar a bola. ...
  7. Abertura lateral de pernas. ...
  8. Panturrilha.

A vitamina D contribui para o desenvolvimento da força muscular, porque atua na formação das próprias fibras musculares – as células estruturais do órgão.

A paralisia muscular nada mais é do que uma doença que impede que o músculo realize o seu movimento natural. Dessa maneira, uma perna que se estica e dobra normalmente perde a capacidade de realizar esses movimentos simples.

Algumas opções de remédios caseiros para fraqueza muscular são:

  1. Suco de cenoura, salsão e aspargo. O suco de cenoura, salsão e aspargo é rico em minerais, como potássio, ferro e cálcio, que fortificam os músculos, reduzindo a fraqueza ao mesmo tempo que limpam o organismo. ...
  2. Suco de espinafre. ...
  3. Suco de brócolis com maçã

Os principais sinais e sintomas da má circulação nas pernas incluem: dor, inchaço, formigamento, câimbra, dormência, alteração na tonalidade da pele e da temperatura do membro. As alterações presentes e a gravidade das mesmas vão depender do diagnóstico da doença vascular.

Fique atento aos seguintes sinais de alerta para dores nas pernas: Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina. Presença de vermelhidão e/ou inchaço. Presença de febre e até mesmo falta de ar.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

O reumatologista tem como principal função cuidar de inflamações e doenças autoimune que atingem o tecido conjuntivo e parte do sistema músculo-esquelético, como as articulações, músculos, ligamentos, tendões e ossos.

Dentre os mais importantes está a densitometria óssea, que consiste em um exame moderno e rápido para diagnosticar e acompanhar doenças relacionadas com a falta de cálcio.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [6].

O que fazer para acelerar a recuperação muscular?

  1. Fase de resfriamento corporal. Sempre conclua o treino com uma breve sessão de resfriamento para acelerar a recuperação. ...
  2. Recuperação por alongamento. ...
  3. Banho de água fria/Morna (método Kneipp) ...
  4. banho de gelo. ...
  5. treino ativo de relaxamento. ...
  6. alimentação.

Infelizmente não existem suplementos específicos para os nervos. Sabemos que uma alimentação balanceada e rica em vitamina B12 e ácido fólico ajuda na manutenção da boa saúde do sistema nervoso.

banana

A banana é uma das frutas queridinhas. Isso porque é rica em potássio e conhecida por regular as contrações musculares e combater as cãibras. Além disso, é ótima fonte de carboidrato. Quando treinamos, é comum que ocorra uma grande perda de potássio através do suor.