O que faz perder o controle emocional?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Muitos fatores podem levar à perda do controle das emoções. O desequilíbrio emocional pode ter uma causa específica, como a sobrecarga no trabalho, o fim de um relacionamento ou algum desentendimento familiar. É frequentemente causado por diferentes fatores acumulados, que geram estresse e levam ao descontrole.

O desequilíbrio emocional pode ter uma causa específica, como a sobrecarga no trabalho, o fim de um relacionamento ou algum desentendimento familiar. É frequentemente causado por diferentes fatores acumulados, que geram estresse e levam ao descontrole.

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.

Raiva, orgulho, vaidade, inveja, avareza, medo, gula, luxúria e indolência são as 9 emoções que influenciam diretamente em nossas vidas e na forma como a realidade é percebida por cada um de nós. Para que você compreenda, tomemos como exemplo a Raiva, que é uma das emoções investigadas.

Uma das explicações para isso é a Síndrome do Esgotamento Emocional. Ela se manifesta quando uma pessoa é submetida a uma carga de estresse muito intensa e constante, fazendo com que esteja sempre no limite das suas emoções. O organismo e a mente humana conseguem suportar uma determinada carga de estresse diário.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

Situações que vivenciamos no dia a dia nos despertam diversas emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

O bloqueio mental é uma repressão que o cérebro gera a um fato traumático ocorrido. Nesses casos, a dor da emoção provocada pelo acontecimento se torna insuportável de sentir, então o cérebro lança esse fato para o inconsciente, com o objetivo de proteger o sujeito..

Tipos de crise emocional

  • Fobia social. Se trata da incapacidade que o indivíduo possui para lidar com situações de interação social. ...
  • Transtorno de pânico. ...
  • Transtorno de ansiedade generalizada. ...
  • Transtorno de ansiedade de separação. ...
  • Mutismo seletivo. ...
  • Psicoterapia. ...
  • Exercícios Físicos. ...
  • Meditação.

O que é a sobrecarga mental? A sobrecarga mental é a soma total de responsabilidades que você tem para administrar “tudo o que você precisa lembrar de fazer”.

É importante notar que a maioria das pessoas se sente às vezes irritada. É normal, por exemplo, estar mais nervoso após uma noite de sono ruim. No entanto, a irritabilidade extrema ou prolongada pode indicar problemas físicos e psicológicos subjacentes, tais como infecções, diabetes, ansiedade ou depressão.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
Os prejuízos do TAG são muito grandes, pois a pessoa sente-se paralisada, sem conseguir realizar suas atividades além de enfrentar problemas para dormir (insônia), dores de cabeça, indisposição, angústia e tensão constante.

Sentir desgosto o aversão por alguma coisa, ou pior, por alguém, é uma das emoções mais difíceis de controlar por qualquer pessoa. Ao contrário de outros sentimentos como o medo ou a raiva, que aceleram os batimentos cardíacos, esse sentimento faz com que a frequência cardíaca diminua um pouco.

A forma mais óbvia de parar os sentimentos é suprimi-los. Por exemplo, se você sente medo injustificado, inapropriado ou vergonha de revelar em uma dada situação, você pode simplesmente tentar não experimentar este sentimento ou distraí-lo para removê-lo.

Identificando Sentimentos

  1. Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).
  2. Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).

As consequências são problemas de relacionamento e até prejuízos financeiros e físicos, como dores musculares, gastrite e estresse.