O que faz perder o BPC LOAS?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

De acordo com a legislação brasileira, o BPC pode ser cortado em caso de mudança na situação financeira do beneficiário. Isso significa que, se a pessoa que está recebendo o benefício passar a ter uma renda que permita a sua subsistência, ela pode perder o direito ao BPC.

Sim! Isso porque não existe nenhuma lei que impeça quem recebe BPC de ter bens em seu nome.

É importante lembrar também que o BPC/LOAS não é um benefício vitalício e pode ser convocado para perícia do PENTE FINO, eventualmente, cada dois anos. Para isso, é necessário passar por uma avaliação da renda com assistente social e de uma perícia médica para avaliar o impedimento de longo prazo e condição de saúde.

Um dos requisitos obrigatórios para garantir a continuidade do pagamento do BPC-LOAS é o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), que se manterá com a atualização de renda; esta que deverá ser feita ininterruptamente no limite de dois anos, com a ida do beneficiário ao CRAS (Centro de ...

recebendo mas ele se explica facilmente então né gente pode sim pode fazer o seu pics na Sem problema né você não vai perder o seu benefício por causa disso um abraço e até o nosso próximo vídeo.

O beneficiário do BPC em situação de pagamento suspenso deverá providenciar o cadastramento em até 60 (sessenta) dias a partir da data da suspensão para que não tenha seu benefício cessado, pois, uma vez cessado o benefício, não será permitida a reativação e o cidadão terá que efetuar novo requerimento.

Sim. Os benefícios gerados pela LOAS, entre eles o BPC, podem ser cancelados pelo órgão de controle se for constatada uma das situações abaixo. Elas demonstram que a pessoa não tem mais necessidade ou direito de receber o BPC/LOAS pois saiu da condição socioeconômica na qual a concessão do benefício se enquadrava.

Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço. Ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social .

Quem tem o BPC pode ter dinheiro guardado em conta-poupança? Sim, o Governo não impede que haja dinheiro guardado, o que o governo exige é que a família continue com o cadastro atualizado no CadÚnico e seja de baixa renda.

As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) devem manter seus dados atualizados no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Essa atualização precisa ser feita, no mínimo, a cada dois anos para garantir a manutenção do benefício.

Casamento como Critério de Exclusão
Quando uma pessoa idosa beneficiária do BPC se casa, há uma mudança na composição familiar e renda. Sendo assim, isso pode impactar no cálculo da renda per capita e resultar na exclusão do beneficiário. É importante estar ciente dessa possibilidade ao tomar a decisão de se casar.

As perícias do BPC/LOAS são as etapas mais importantes no processo de solicitação do benefício assistencial, pois, é através dessa avaliação que o INSS verifica/analisa se o solicitante atende aos critérios de baixa renda e incapacidade para o trabalho, garantindo que o benefício seja destinado às pessoas que realmente ...

A revisão compreende a avaliação social e a médico pericial, a avaliação social realizada por assistentes sociais do município ou do Estado, mediante a celebração de convênio com o Ministério Desenvolvimento Social, e a médica pericial por Médicos do Instituto Nacional do Seguro Social.

Se a renda aumentar, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode cortar o BPC. No entanto, essa não é a única regra de corte e os cidadãos precisam ficar atentos a questões ligadas à atualização do CadÚnico (Cadastro Único).

Consulte o Meu INSS: A maneira mais simples de saber se o seu BPC-LOAS foi cancelado é acessando o portal Meu INSS. Basta fazer um cadastro e, em seguida, buscar a opção “Histórico de Crédito de Benefício”. Se estiver cancelado, você poderá verificar a data em que ocorreu o cancelamento e o motivo.

Com o surgimento do Auxílio Brasil, muitos beneficiários do BPC/LOAS se questionaram se poderiam ser beneficiados por esse novo auxílio. Apesar de cada um dos benefícios ter objetivos próprios, eles podem ser acumulados. O que isso quer dizer? Isso significa dizer que sim, quem recebe LOAS tem direito Auxílio Brasil.

É importante lembrar também que o BPC/LOAS não é um benefício vitalício e pode ser convocado para perícia do PENTE FINO, eventualmente, a cada dois anos. Para isso, é necessário passar por uma avaliação da renda com assistente social e de uma perícia médica para avaliar o impedimento de longo prazo e condição de saúde.

Boa Tarde, sim, a pessoa poderá ter uma conta bancária, o que pode suspender ou revogar o direito ao recebimento do BPC, é o requisito da renda mínima, ou seja, se nessa conta for recebido qualquer valor que ultrapasse o máximo previsto em lei é que pode ocorrer a suspensão, mas se não for o caso, não haverá problema.

Enquanto aposentados e pensionistas têm 45% de margem consignável dividida entre os três produtos, os titulares do BPC poderão contratar crédito com desconto em folha com a seguinte margem: 30% para empréstimo consignado novo; e. 5% para cartão de crédito consignado ou cartão consignado de benefício.

Voltando ao assunto: seu benefício (qualquer um) pode ser suspenso em conta do Pente Fino em duas situações:

  1. Quando o INSS te notificar sobre a reavaliação do seu benefício, e você não apresentar uma defesa após essa notificação;
  2. Quando o INSS entender que a apresentação da sua defesa tiver sido insuficiente.