O que faz parte do desenvolvimento cognitivo?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 22 de maio de 2023
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O desenvolvimento cognitivo é o processo de ampliação da capacidade de um ser humano de processar informações, o que envolve a aquisição de recursos conceituais, habilidades perceptivas, aprimoramento da linguagem e demais aspectos relacionados ao amadurecimento do cérebro.

Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Elas recebem o nome de habilidades cognitivas.

Quais são as funções cognitivas mais importantes?

  • Orientação. O que é a orientação? ...
  • Gnosias. O Que são as gnosias? ...
  • Atenção. O que é a atenção? ...
  • Funções executivas. O que são as funções executivas? ...
  • Praxias. O que são as praxias? ...
  • Memória. O que é a memória? ...
  • Linguagem. O que é a linguagem?

Tipos de funções cognitivas

  • Sensopercepção. O sistema processa as informações, o organismo capta as sensações e dá sentido a elas.
  • Atenção. O ser humano seleciona, concentra e mantém seus recursos mentais sobre os estímulos.
  • Processamento de informações. ...
  • Memória.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

O desenvolvimento cognitivo depende do envolvimento de várias outras funções e a boa desenvoltura de outras funções que o alicerçam como a linguagem, a coordenação motora e suporte afetivo-emocional. Viver em um ambiente saudável tanto do ponto de vista biológico quanto afetivo é muito importante.

O desenvolvimento cognitivo infantil representa a evolução da criança no processamento das informações no cérebro. Ou seja, à medida que cresce, ela vai se tornando mais capaz de adquirir, fixar e utilizar conhecimentos nas situações do seu dia a dia.

Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções.

Fora isso, descobrirá seis habilidades cognitivas desenvolvidas normalmente na infância, como o foco, a memória, a atenção, a responsabilidade, a percepção auditiva e a criatividade.

Capacidades físicas básicas As capacidades físicas básicas são predisposições fisiológicas inatas que permitem o movimento e são passíveis de avaliação e melhora por meio do treinamento. São apresentadas por força, velocidade, resistência e flexibilidade.

  • FASE ORAL.
  • FASE ANAL.
  • FASE FÁLICA.
  • FASE LATENTE.
  • FASE GENITAL.

Piaget e as fases de desenvolvimento

  1. Sensório-motor: de 0 a 2 anos. Nesta fase do desenvolvimento infantil, as crianças desenvolvem a capacidade de se concentrar em sensações e movimentos. ...
  2. Pré-operatório: de 2 a 7 anos. ...
  3. Operatório concreto: de 8 a 12 anos. ...
  4. Operatório formal: a partir dos 12 anos.

Quatro fatores e suas interações são necessários para o desenvolvimento: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração. Maturação: Piaget afirmou que a hereditariedade impõe limites amplos para o desenvolvimento.

“São várias as habilidades cognitivas e podemos elencar que as principais são: a coordenação motora, adaptabilidade, psicomotricidade, memória, percepção, foco, atenção, compreensão e linguagem”, elenca.

Dançar, brincar, ler, ver filmes, entre outras atividades, são formas de estimular e melhorar a cognição. Isso ocorre porque quando as capacidades cerebrais são impulsionadas, o raciocínio, a abstração, a imaginação e a linguagem podem ser aperfeiçoadas.

Identificando as Funções Cognitivas na fala de alguém
Ne: “o que pode ser”, “o que será que acontece se”, “e se a gente fizesse isso”, “já pensou se”. Ni: “o que vai ser”, “isso vai ser assim”, “quando isso acontecer, no futuro teremos”, “é provável que isso seja assim”, “se você fizer isso, vai acontecer isso”.