O que faz parte do balanço patrimonial?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O Balanço Patrimonial é composto por três principais informações de uma empresa:

  • os ativos;
  • os passivos;
  • o patrimônio líquido.

Geralmente dividido entre as partes “ativo” e “passivo”, ele mostra todos os bens e direitos que a empresa tem e as obrigações e dívidas, respectivamente; Uma boa visão desse levantamento ajuda a contabilidade a ser mais assertiva e proativa e a empresa a saber como gerenciar tudo da melhor forma.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Resumindo, o que são contas patrimoniais? As contas patrimoniais da organização registram bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da empresa, que podem ser ativos e passivos. Uma conta ativa terá sempre saldo devedor, já a passiva terá sempre o saldo credor.

Trabalhando com esses conceitos e visando facilitar o acesso ao conhecimento dos bens nacionais, a gestão do patrimônio é efetivada segundo as características de cada grupo: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.

Quais são os tipos de bens patrimoniais? Existem basicamente cinco tipos de bens patrimoniais: bens corpóreos, incorpóreos, bens móveis, bens imóveis e bens fungíveis. Bens corpóreos são os bens materiais, tangíveis, que podem ser tocados e vistos.

São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.

Ao consultar o balanço patrimonial de uma empresa, você encontra três diferentes categorias de informações:

  1. ativos;
  2. passivos;
  3. patrimônio líquido da empresa.

O passivo circulante é aquele que tem relação direta com a operação de um negócio, por exemplo, pagamento de salários, pagamento de fornecedores, impostos mensais etc.

Principais exemplos de ativos circulantes
Mercadorias; Dinheiro em caixa; Aplicações financeiras de curto prazo; Contas a receber no curto prazo.

O que é passivo não circulante? Como você viu, os passivos não circulantes são uma das categorias desse conceito. O termo define despesas da empresa com vencimento no longo prazo — pelo menos até o próximo balanço. Entre os principais exemplos estão empréstimos e financiamentos com vencimento superior a um ano.

As contas patrimoniais são formadas por dois grupos: o ativo e o passivo. O ativo é composto de bens e direitos e apresentarão saldo devedor. Exemplo: máquinas, imóveis, veículos, caixa e banco (conta movimento) são alguns exemplos de contas patrimoniais ativas.

Para isso, existem três contas patrimoniais principais: Ativo. Passivo. Patrimônio Líquido.

O Passivo compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. O Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.