O que faz parte do ativo circulante?
Matéria-prima; Produtos inacabados; Mercadorias prontas para a revenda; Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
Qual a ordem do ativo circulante?
No Brasil, a classificação do ativo deve seguir a ordem de liquidez, dentro dos grupos de circulante e não circulante para os ativos, e a ordem de exigibilidade, dentro dos grupos de circulante e não circulante para os passivos.
São elementos do ativo circulante e do passivo circulante?
Em suma, vimos que enquanto o ativo circulante é basicamente o capital de alta liquidez facilmente convertido em dinheiro para pagar débitos e obrigações de curto prazo, que, por sua vez, são os passivos circulantes.
O que é um ativo circulante e não circulante?
Basicamente a diferença se dá no prazo que você consegue transformar o bem da sua empresa em dinheiro para ser usado por ela. Como já falamos acima, os ativos circulantes podem ser convertidos em dinheiro em pouco tempo em no máximo um ano. Já os ativos não circulantes levam um ano ou mais.
O que entra no passivo circulante e não circulante?
A principal diferença entre o passivo circulante e o não circulante é o prazo de vencimento da obrigação. Ou seja, se um passivo vencer em menos de um ano, sua classificação é de passivo circulante. Caso o seu vencimento for superior a doze meses, ele é classificado como passivo não circulante.
Quais as contas que fazem parte do ativo?
Existem quatro tipos principais de contas de ativos circulantes: dinheiro, contas a receber, estoque e despesas pré-pagas. Cada conta tem seu próprio propósito e é uma parte vital para manter o negócio funcionando sem problemas.
Quais são os grupos do ativo não circulante?
O ativo não circulante é composto por quatro subgrupos de ativos, agrupando-os em tipos de bens, dentre eles estão: Realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Quais são os elementos do ativo?
Corresponde aos bens e direitos da empresa, ou seja, todos os valores que ela possui em caixa, conta bancária, aplicações, valores que ainda possui a receber de clientes, estoques, máquinas e equipamentos, entre outros.
Quais contas devem ser lançadas no ativo circulante?
Entre os bens e direitos de uma companhia que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo e, portanto, compõem o ativo circulante estão os depósitos bancários, aplicações financeiras, despesas antecipadas, mercadorias, matérias-primas, entre outras coisas.
O que é ativo circulante é passivo circulante exemplos?
Quando falamos sobre o passivo circulante, estamos nos referindo às contas que possuem uma realização a curto prazo, de no máximo 12 meses. Por outro lado, os ativos circulantes se referem aos recursos da empresa que podem ser convertidos para finanças em um curto prazo, de 12 meses também.
Fazem parte do ativo não circulante imobilizado e do passivo?
Exemplos: Imóveis, terrenos, máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, veículos, ferramentas, entre outras. Passivo Circulante: são escrituras e obrigações da empresa, incluindo financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante.
Onde fica o passivo não circulante?
Passivo Não Circulante: são todas as obrigações que possuem vencimento após o período de 1 ano, ou seja, 12 meses após a data do balanço; até o final do exercício seguinte.
Quais os 5 elementos contábeis?
As demonstrações contábeis também possuem regras próprias de elaboração e apresentação ao público, principalmente ao externo à empresa.
O que entra no passivo?
Passivo são todas as obrigações financeiras de uma empresa. Ou seja, suas despesas e dívidas, independentemente dos prazos que têm para serem quitadas ou suas recorrências.
O que faz parte do ativo e passivo?
Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica).
Qual é a classificação do ativo?
Contudo, para que esse ativo seja assertivo e atuante, como o próprio nome diz, é necessário defini-lo em algumas de suas classificações: Ativo Circulante, Ativo Não Circulante; e seus subgrupos: Ativo Realizável a Longo Prazo, Investimento, Imobilizado e Ativo Intangível.